Câncer de Boca: o que é, causas, sintomas e tratamentos

BocaO câncer de boca engloba os cânceres de lábios, como também da cavidade oral, como gengivas, palato duro, mucosa bucal e língua. O estudo de incidência desse tipo de câncer é feito de acordo com o local. O câncer de lábio, por exemplo, afeta mais pessoas de pele branca, sendo mais comum no lábio inferior. Já os cânceres em outras partes da boca, na maioria dos casos se desenvolvem em pessoas que fumam e bebem.

Os principais sintomas do câncer de boca são:

  • Surgimento de feridas que não conseguem cicatrizar em uma semana;
  • Úlceras superficiais, indolores, com sangramento ou não, com menos de 2 centímetros de diâmetro;
  • Surgimento de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na mucosa bucal ou nos lábios;
  • Dificuldade para mastigar e engolir;
  • Dificuldade de falar;
  • Perda de peso;
  • Em estágios mais avançados da doença, podem aparecer caroços no pescoço (linfadenomegalia cervical).
Cigarro

O tratamento é feito essencialmente pela associação de cirurgia com radioterapia. Isso para lesões iniciais, onde o tumor não se disseminou para outros locais, encontrando-se ainda em seu local de origem. Nesses casos, a probabilidade de cura é de 80%. Quando as lesões se disseminam para os gânglios linfáticos cervicais, o que ocorre em 10% a 20% dos casos, é feito o tratamento por cirurgia e radioterapia eletiva do pescoço. Nos demais casos, quando for possível operar, a cirurgia é uma boa opção, independentemente da radioterapia. Porém, quando se desenvolve a linfadenomegalia metastática, que é caracterizada pelo aumento dos gânglios, é necessário realizar o esvaziamento cervical onde houve o aumento.

O câncer de boca pode ser prevenido da seguinte maneira: pessoas com mais de 40 anos de idade que fumam e possuem próteses mal-ajustadas, devem evitar ao máximo o cigarro e o álcool, realizando sempre uma higiene bucal adequada e ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Para prevenir especificamente o câncer de lábio, é aconselhável evitar a exposição prolongada ao sol sem a devida proteção. Combate ao fumo é uma das maneiras mais eficientes de prevenir todos os tipos de cânceres de boca.

 

 

Fontes de Informação:

Inca

ABC da Saúde