Cólera: o que é, transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento

Intestino Delgado

O que é?

A Cólera é uma doença que causa uma infecção intestinal aguda, causada pela bactéria Vibrio Cholerae, mais conhecido como vibrião colérico. Essa bactéria é capaz de produzir um tipo de enterotoxina que causa uma diarreia aguda tão forte, que pode se tornar mortal.

Trasmissão

O Vibrio Cholerae pode ser transmitido de várias formas, mas principalmente pela ingestão de alimentos e água contaminados, através de vômitos e fezes de pessoas infectadas, mesmo que assintomáticas. Quando ingerida, se a bactéria sobreviver aos ácidos estomacais, vai para o intestino, onde começa a se multiplicar de forma intensa, e logo depois produzem a toxina que causa a diarreia. O vibrião não consegue sobreviver em temperaturas acima de 80ºC, ou seja, para quem vive em uma área de risco, é recomendável o consumo de alimentos feitos na hora.

Sintomas

Na maioria dos casos, a doença é assintomática, há queixas de carência de sais minerais e líquidos, que no caso desse último, as perdas podem chegar a 20 litros por dia. Porém, logo depois do período de incubação do vibrião, que dura em média 5 dias, começam a ocorrer sintomas como:

  • Diarreia aquosa, semelhante a água de arroz;
  • Vômitos;
  • Insuficiência renal;
  • Cólicas;
  • Aumento na frequência cardíaca.

Diagnóstico

Para o diagnóstico da cólera, geralmente são feitos exames de fezes, que se for positivo, isola-se o vibrião em cultivo. Tais exames ajudam na reposição de líquidos e materiais.

Tratamento

Reidratação é a base do tratamento da cólera. Em casos onde a doença ainda não é grave, geralmente o médico aconselha o tratamento em casa mesmo, com solução oral de reidratação. Nos casos mais graves, é necessário o uso de antibióticos, que diminuem a diarreia, fazendo com que não haja tanta perda de líquidos e sais minerais no organismo. Mesmo nos casos graves, a cólera geralmente é uma doença onde a cura é rápida, vale ressaltar que isso só acontece se houver uma reidratação adequada.

 

Fontes de informação

ABC da Saúde

Cives

grupoescolar.com