Cianose – O que é, causas, sintomas e tratamentos

O que é?

CianoseApesar de também ser chamada de “DOENÇA DO SANGUE AZUL” e “DOENÇA AZUL”,  a cianose não é propriamente uma doença, mas uma característica, ou um sinal. É uma coloração azulada na pele ou nas mucosas e indica que o sangue arterial, o que circula do pulmão para o resto do corpo, contém menos oxigenação do que deveria.

Existem três tipos de cianose:

  • Central – o sangue que vem dos pulmões para as outras partes do corpo já chega com pouca oxigenação. Acontece em algumas doenças do pulmão ou do coração;
  • Periférica – o coração não tem a capacidade de enviar uma quantidade suficiente de sangue para as outras partes do corpo, ou há uma lentidão local na circulação. Quando a circulação nas veias periféricas, como nas mãos ou no rosto se torna lenta demais e o sangue se torna pobre em oxigênio, por isso fica azulado;
  • Diferencial – esta é a cianose que aparece em partes específicas do corpo, ou só nas pernas ou só nos braços e geralmente indica doenças congênitas do coração.

Causas

Diversas podem ser as causas, desde insuficiência  de oxigênio do ar inspirado (como por exemplo, quando em grandes altitudes) até a incapacidade de a hemoglobina fixar o oxigênio.

Além destas, ainda  as doenças cardíacas e de pulmão, as doenças circulatórias e as intoxicações, como por exemplo, por sulfas e outros medicamentos, podem ser causa de cianose.

Sintomas

A cor azulada na pele de alguma parte do corpo, como mãos, pernas, braços ou boca. Algumas vezes a pessoa sente tontura, podendo até mesmo desmaiar.

Tratamentos

No caso da Cianose periférica, normalmente desaparece colocando-se a parte  cianótica em água morna.

CianoseJá os outros dois tipos, precisam de um diagnóstico mais detalhado e de tratamento de acordo com a causa. O médico deve examinar o paciente e confirmar esse diagnóstico através de exame de sangue, para conferir o teor de oxigênio e hemoglobina, também podendo se utilizar de ecocardiograma para determinar se o coração bombeia o sangue adequadamente e radiografia de tórax para exame dos pulmões.

Prevenção

A quem já apresentou cianose anteriormente e sabe sua causa, por exemplo, evitando assim estar em contato com o que desencadeou o quadro, como no caso da insuficiência por causa da altura e mantendo cuidados com a saúde para que não desenvolva doenças circulatórias ou cardíacas e pulmonares.

Fontes de Informações

saudedicas.com.br

abcdasaude.com.br