,

Chave canivete, o que é e para que serve

Chave canivete, como o próprio nome já diz, é um modelo de chave de carro que possui uma lâmina retrátil. De acordo com o Volkswagen, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, a chave canivete “pode ser embutida no corpo da chave e possuir botões para abertura e travamento remoto das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme”.

A chave canivete

Chave canivete pode possuir botões para abertura e travamento remoto das portas

Chave canivete acaba ficando mais protegida contra danos (Foto: depositphotos)

Esse nome se dá, pois a parte que você encaixa na entrada da porta para abrir o veículo, fica embutida como se fosse um canivete. O movimento para retirar a chave é semelhante ao que é feito para ativar a lâmina de um canivete, por isso essa nomenclatura.

Esse tipo de chave fica em uma espécie de capa que serve para revestir a parte metálica que abre o veículo. Isso pode evitar que ela se quebre mais facilmente. Essa capa também funciona como um controle capaz de ativar algumas ações do carro à distância.

Essa ativação é feita por meio de um botão que fica na parte de plástico da chave que, geralmente, contém outros tipos de teclas que podem ativar alarme ou travar portas, vidros e porta-malas

Embora seja em um material mais rebuscado, muitas dessas chaves são semelhantes a chaves de carros comuns, ou seja, não oferecem mais proteção contra clones ou cópias, o único diferencial é que ela fica embutida.

Veja também Como é o funcionamento de um airbag

Conheça outros tipos de chaves de carros

Chaves de carro codificadas

Existe um tipo de chave que é considerada mais segura. É a chave codificada. Ela foi desenvolvida pelas montadoras a fim de oferecer uma segurança extra aos donos dos automóveis.

Na prática ela funciona assim: um chip interno tem conexão direta com o circuito eletrônico do carro e o veículo só liga se as informações convergirem. Caso contrário, nenhuma outra chave pode liga-lo. Esse chip pode ficar dentro de chaves do tipo canivete ou em chaves comuns.

A desvantagem desse tipo de chave codificada é se o motorista a perder, pois terá que procurar uma loja autorizada da marca do veículo para poder acessar o sistema eletrônico e pegar o código para aplicado em outra chave com chip.

Um chaveiro pode até conseguir fazer outra chave, mas desde que esteja com a original em mãos (que no caso de perda é impossível). Por isso, se você tem uma chave desse tipo, faça uma cópia enquanto ainda tem o exemplar. Para prevenir prejuízos maiores.

Chave por aproximação

Esta chave abre o carro somente ao se aproximar do veículo. Isso acontece por conta de uma espécie de infravermelho que ativa a fechadura a poucos metros de distância.

Alguns motoristas não gostam desse tipo de chave que, apesar de moderna, inspira um pouco de insegurança. Já pensou se a conexão entre a chave e o sistema do carro para de funcionar e a porta não apresenta nenhum tipo de abertura para ser aberta da forma tradicional?

Tipos de chaves exóticas

No mercado dos carros de luxo há uma infinidade de chaves totalmente diferentes. Algumas são de cristal, outras com formatos de discos, carrocerias de esportivos, logotipos entre outros designers. Há ainda aquelas que funcionam com um painel que informa as condições da bateria, do motor, dos pneus e do combustível. Incrível, não?

Entretanto, desde que foi lançada, em meados dos anos 2000, a chave canivete é a mais comum nos principais e mais populares veículos.