Cancro Mole: o que é? Causas, prevenção e tratamentos

O que é?

Cancro Mole: o que é? Causas, prevenção e tratamentosFeridas dolorosas que se desenvolvem na região genital, mais comumente em homens, podendo ocorrer em mulheres também.  A doença também é chamada de cancróide ou de cavalo, e é provocada pela bactéria Haemophilus ducreyi. Não é rara a associação de cancro mole com cancro duro (sífilis primária).

Tem maior incidência em regiões de calor. O período de incubação varia de três a cinco dias após o contágio, surgindo então dolorosas feridas que tem bordas irregulares, fundo purulento e geralmente são múltiplas. As feridas também são acompanhadas por ínguas nas virilhas, localizando-se mais comumente na parte externa dos órgãos sexuais, podendo ocorrer também no ânus e, raramente, na boca e garganta.

Como se dá o contágio?

O contágio ocorre, exclusivamente através do contato sexual, seja oral, anal ou vaginal.

Tem cura?

Sim, após tratamento, a cura é total.

Como é feito o tratamento?

  • Deve ser feito tratamento com antibióticos, em doses únicas ou por períodos de dez ou doze dias, a critério do médico responsável (observados cuidados com gestantes ou lactantes) e o tratamento deve se estender aos parceiros, mesmo que a doença não seja detectada, pela possibilidade de portadores assintomáticos, o que ocorre frequentemente entre as mulheres.
  • abstinência sexual durante o período é recomendada.
  • Há também sabonetes e pomadas que auxiliam na higiene local.

Prevenção:

Como a transmissão ocorre pela relação sexual, o uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor opção para prevenir, não só essa, como qualquer outra doença venérea.

Observação da perfeita higiene da região genital antes e depois do ato sexual.