Cálculos Renais: o que é, causas, sintomas, prevenção e tratamentos

Cálculos Renais

Os cálculos renais, cálculos urinários ou mais conhecidos como “pedra nos rins”, são cristalizações formadas pelo acúmulo de minerais como o cálcio, oxalatoácido úricofósforo no organismo. Podem se formar tanto nos rins como na bexiga. Os cálculos renais podem atingir vários tamanhos, desde o tamanho de um grão, até o tamanho do próprio rim. Pessoas que consomem uma quantidade exagerada de alimentos ricos nos minerais citados anteriormente tem maior chance de desenvolverem cálculos renais.

Os sintomas dos cálculos renais são bem característicos, porém, alguns pacientes desenvolvem a doença assintomática, todavia com um aumento considerável dos cálculos sem que ele perceba. Os principais sintomas são:

  • Dor forte e intensa nas costas, na região embaixo das costelas, podendo irradiar-se para o testículo ou lábio vaginal;
  • Poderá aparecer sangue na urina;
  • Se houver a presença de infecção urinária, poderá surgir a febre também;

diagnóstico é feito a partir de radiografias do abdômen ou tomografia computadorizada abdominal total. Após feito o diagnóstico, deve-se seguir imediatamente com o tratamento, cujo primeiro objetivo é aliviar na dor intensa que o paciente sente através de analgésicos e antiespasmódicos.

Dor nas costas

Muitas pessoas expelem os cálculos espontaneamente. Já outras devem seguir um tratamento mais rigoroso, que varia de acordo com a composição do cálculo. Cálculos de ácido úrico podem ser tratados com a ingestão abundante de água, como também outras substâncias que retardam sua formação. Já os de cálcio na maioria das vezes são retirados cirurgicamente.

Os cálculos renais podem ser prevenidos a partir da ingestão regular de água. Pessoas que acabam de descobrir que desenvolveram cálculos renais, ou apresentam os sintomas, procurem um médico e comece o tratamento o quanto antes, principalmente se o cálculo ainda for pequeno, pois são mais fáceis de tratar. Se não tratados, os cálculos renais podem obstruir as vias urinárias, causar infecção e diminuir a função renal, podendo levar à morte.

 

 

 

 

Fontes de Informação

calculosrenais.com.br

ABC da Saúde