Bronquiolite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Criança com bronquiolite

A bronquiolite é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos bronquíolos, que por sua vez, acumulam muco. É atualmente a principal causa de hospitalização de crianças de 0 à 2 anos de idade. Mais frequente nos meses de outono e inverno.

Há vários fatores que podem acarretar no desenvolvimento da bronquiolite, o principal deles é a infecção por um vírus. Podendo ser causada também por bactérias, porém com menos frequência. Outros fatores também podem ajudar no desenvolvimento da doença, como: inalação de poeira, cigarro, infecções respiratórias, cocaína, entre outros.

A doença é causada pelo VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que por ser muito contagioso, pode se disseminar rapidamente de pessoa para pessoa através do contato de secreções do indivíduo contaminado com os olhos, boca ou nariz de uma pessoa sadia. Podendo também ser transmitida através do ar em um ambiente onde uma pessoa contaminada tossiu ou espirrou. São fatores de risco para o desenvolvimento da doença: crianças com menos de 6 anos de idade, fumantes passivos, crianças que não foram amamentadas, entre outros.

Os principais sintomas da doença são:

· Febre baixa;

· Tosse intensa;

· Falta de apetite;

· Nas crianças, pode ocorrer dor de ouvido;

· Vermelhidão nos olhos;

· Dificuldade para respirar;

· Cianose;

· Vômitos.

Bronquiolite

O tratamento é feito através de medicamentos para alívio dos sintomas, apesar de nenhum medicamento ter mostrado eficiência contra a evolução do Vírus Sincicial Respiratório. Crianças muito novas podem necessitar de internação hospitalar, onde o tratamento é feito usando Oxigênio. Os medicamentos mais usados são os Broncodilatadores, que facilitam a entrada e saída de ar dos pulmões e corticóides, que têm um grande potencial antiinflamatório. Nos casos mais graves, as crianças podem ter que tomar ribavirina, um medicamento que combate o vírus, porém só é usada em casos especiais e muito graves. Geralmente os sintomas desaparecem em cerca de uma semana e a dificuldade de respirar em torno de três dias. Crianças maiores e também os adultos que desenvolveram infecção pelo VSR, na maioria das vezes não necessitam de tratamento.

Fonte de informações

ABC da Saúde

drauziovarella.com.br