,

Biografia do Bispo Edir Macedo – fundador da Record e Universal

bispo edir macedo

Biografia/história do bispo Edir Macedo:

Edir Macedo Bezerra nasceu em Rio das Flores, Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro de 1945.

Um dos sete filhos de Henrique Francisco Bezerra e Eugênia de Macedo Bezerra, Didi, como era conhecido na juventude, teve uma infância pobre e parou diversas vezes os estudos para ajudar seu pai nos negócios. Sua família mudou-se muito entre as diversas cidades do Rio de Janeiro e também de Minas Gerais, isto por causa da falta de oportunidade de emprego e dos sucessivos fracassos dos negócios do pai.

Aos 18 anos Edir Macedo conseguiu seu primeiro emprego fichado, como contínuo da Loteria do Estado do Rio de Janeiro. Também trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Após 16 anos de carreira como funcionário público, Edir decidou mudar sua vida por completo: pediu demissão e começou a se dedicar exclusivamente ao evangelho.

Casou-se com Ester Bezerra, com a qual teve duas filhas, Cristiane, Viviane e Moises, este último fruto de uma adoção.

Ester teve papel importantíssimo na trajetória do atual dono da Rede Record. Principalmente no ano de 1992, quando Edir Macedo foi preso acusado de charlatanismo e curandeirismo.

Ao que tudo inidica tal prisão foi influenciada por outro canal de televisão e por políticos que estavam de olho no controle da TV Record, que acara de ser comprada pelo Bispo. Após 11 dias, Thomaz Bastos, ex-ministro da justiça, conseguiu o habeas corpus para Edir Macedo.

A atual formação acadêmica de Edir Macedo é invejável: é graduado em Teologia, pela Faculdade Evangélica de Teologia “Seminário Unido”, e pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (Fatebom). Fez doutorado em Teologia, Filosofia Cristã e Honoris Causa em Divindade, além do mestrado em Ciências Teológicas na Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas “F.E.E.D.E.R” (MADRID, ESPAÑA).

Além disto escreveu vários livros, dos quais vale ressaltar os bast-sellers “Orixás, caboclos e guias” e “Nos Passos de Jesus”.

Hoje reconhecido como um dos líderes evangélicos mais conceituados no mundo, Edir Macedo já realizou concentrações evangélicas que reuniram mais de um milhão de pessoas. Entre as várias obras sociais realizadas, se destaca a arrecadação de 700 toneladas de alimentos não-perecíveis para as comunidades carentes, em um evento realizado no Vale do Anhangabaú, São Paulo.

Em 9 de novembro de 1989, com ajuda de outros empresários de confiança, assumiu a direção da TV Record, que tinha apenas três emissoras, uma na capital e duas no interior do estado de São Paulo, que no ano seguinte transfomaria a Rede Record. Somente em 1991 é que comprou e assumiu de fato o controle da emissora.

Nos anos seguintes, compra os estúdios da atual Line Records, o parque gráfico Universal Produções, responsável pela edição da Folha Universal (em 1992), as emissoras de rádios e TVs e se torna proprietário da Rede Família (em 1998), Rede Mulher (em 1999) e a Rede Aleluia, formada por 65 emissoras de rádio.

Em 27 de setembro de 2007, fundou a Record News (ex-Rede Mulher), canal de notícias 24 horas da Rede Record e na ocasião chegou a comentar que que vai “cutucar fígado” até a Rede Globo cair.