,

Biografia de Samuel Klein – fundador das Casas Bahia

samuel klein

Samuel Klein é um empresário judeu polonês nascido em 15 de novembro de 1923 em Zaklików, Polônia.

Quando criança ele trabalhava como marceneiro junto ao pai. Isto até que os nazistas invadiram a Polônia e aprisionaram a família de Samuel.

Ele foi levado com seu pai para o campo de concentração Maidanek (este foi o terceiro maior campo), enquanto a mãe e os irmãos foram para Treblinka.

Depois disto eles foram transferidos para Auschwitz. Durante a transferência, Samuel conseguiu fugir dos soldados nazistas. Ficou um tempo trabalhando em algumas fazendas em troca de comida.

Com o fim da guerra encontrou-se com sua irmã Sézia e seu irmão Salomon. Foram morar na Alemanha Ocidental e lá encontraram seu pai. Neste momento sentiram que era hora de deixar a Europa.

O pai de Samuel foi para Israel. Samuel, que havia se casado com Chana a pouco tempo, acabou indo para a Bolívia e depois veio para o Brasil.

Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região.

Hoje são mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da América Latina. As Casas Bahia tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.