Biografia de Barack Obama

Barack Obama

“Se existe alguém que ainda duvide que os Estados Unidos sejam o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda questione a força de nossa democracia, a resposta está aqui esta noite”

 Barack Obama é um político e advogado americano, que foi eleito em 2009, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Antes disso, foi senador do estado de Illinois. Ele também destacou-se mundialmente por ter ganhado no mesmo ano do início do seu mandato, o Prêmio Nobel da Paz.

Biografia

Barack Hussein Obama II, nasceu no dia 4 de agosto de 1961 na cidade de Honolulu, no estado do Havaí (E.U.A). Ele teve uma infância difícil, principalmente pelo preconceito que os seus pais sofriam na época em que ainda era criança. Seu pai era negro e sua mãe branca. Tal mistura de etnias era visto como um crime em mais da metade dos Estados Unidos, o que poderia levar até à morte em alguns locais.

Quando tinha apenas cinco anos de idade, seus pais se separaram. Obama foi morar com a mãe e o seu pai retornou ao Quênia. Após isso, ele só retornou para ver o filho apenas uma vez antes de morrer em um trágico acidente de carro, que ocorreu quando Barack tinha 21 anos de idade.

Quando tinha 17 anos, após concluir o Ensino Médio, ele se mudou para a cidade de Los Angels, na California, onde estudou por dois anos. Aos 20 anos, mudou-se para Nova York e formou-se em Ciência Política especializada em relações internacionais pela consagrada Universidade de Columbia, que até hoje é uma das melhores do mundo, estando no mesmo grupo que Harvard e Oxford. Foi especificamente nessa época que o seu pai veio a falecer.

Depois de ter morado mais de quatros anos em Nova York, ele decidiu se mudar para a cidade de Chicago. Na época ele tinha 24 anos e começou a trabalhar como agente comunitário de uma associação católica, onde exercia o cargo de diretor. No tempo que trabalhou nessa associação (3 anos), gerou vários resultados satisfatórios, como por exemplo:

  • Sua equipe evolui de apenas 1 funcionário para 13;
  • Seu orçamento anual que era de 70 mil dólares aumentou para 400 mil;
  • Criou um programa direcionado à educação para o trabalho;
  • Estabeleceu uma organização de defesa dos inquilinos em Altgeld Gardens(Chicago);
  • Criou um programa de mentoria de preparação para o estudo universitário.

Em 1988, ele entrou em Harvard cursando Direito. Ele era tão interessado nos estudos, que no primeiro ano de sua estadia na Universidade, foi escolhido para ser o editor da revista Harvard Law Review, tudo por conta de suas notas altíssimas em todas as disciplinas e seu destaque nas redações. E não foi só isso, um ano depois, já tinha sido eleito o presidente dessa mesma revista, que exigia muito trabalho e a supervisão de nada menos que 80 editores. Ele foi o primeiro afro-americano a ocupar esse cargo. A situação parece mais uma prévia para o que viria a acontecer 20 anos depois.

Em 1996, ele foi eleito o Senador do estado de Illinois. Alguns anos depois, venceu uma eleição do Senado dos Estados Unidos com 70% dos votos.

Presidente dos Estados Unidos

Barack Obama em discurso

Devido ao seu grande sucesso político e de sua larga visão e adoração do povo, Barack Obama foi nomeado oficialmente em 2008, para concorrer à presidência dos Estados Unidos da América, contra John McCain.

Como tinha uma bonita história de vida e superação, foi bastante apoiado por várias personalidades, tanto da política, como do meio artístico. Exemplos dessas pessoas foram Oprah Winfrey, Madonna, Will.I.Am, Katy Perry, e mais uma série de celebridades importantes. Outro apoio que influenciou bastante foi o da Família Kennedy, sendo muitas vezes comparado ao ex-presidente John Kennedy, pela capacidade de ambos de animar o público e tomar decisões fortes oferecendo uma nova liderança.

Quando em 4 de novembro de 2008, os resultados das eleições saíram e Obama foi eleito o 44º Presidente dos Estados Unidos, com mais de 69 milhões de votos.

Atualmente ele é casado com Michelle e tem duas filhas, Malia Ann e Natasha.