Benefícios e propriedades do inhame

Vive escondido em baixo da terra o tubérculo que se consumido com regularidade fortalece o sistema imunológico, “limpa o sangue”, ajuda a emagrecer e é parte importante de diversas receitas medicinais caseiras. Estamos falando do inhame. Esse tubérculo, que é parente do cará e da batata-doce, pode ser utilizado em diversos pratos fáceis de fazer e costuma ser lembrado pelo seu ótimo sabor, mas ultimamente vem sendo mais lembrado por causa do seu alto valor nutritivo.

Sol, calor e umidade são as necessidades básicas para o cultivo desse tubérculo, que é difícil de ser atingido por pragas e doenças durante o plantio. Devido a esse fácil cultivo o inhame pode ser encontrado em todo o Brasil.

Podemos acrescentar o inhame ralado nas nossas saladas diárias e nos nossos sucos ou comê-lo cozido apenas com água e sal. Adicionar o inhame ou a farinha dele nas receitas de tortas, bolos e sopas ajuda a incluir o alimento na dieta sem ficar necessariamente comendo-o o tempo todo.

Benefícios e propriedades do inhame

Foto: depositphotos

Suas propriedades e benefícios poderosos

O inhame ajuda o corpo a eliminar, através da pele, rins e intestinos,  impurezas que estejam contidas no sangue. O consumo do inhame também é recomendado depois de cirurgias ou acidentes que envolvam cortes, pois o vegetal é um forte cicatrizante.

O tubérculo também deve ser seu parceiro se você procura diminuir as gordurinhas e a celulite que estão te incomodando, porque ele é um anti-inflamatório potente e deixa o corpo com chances menores de acumular líquidos e toxinas.

Além de beneficiar o sistema imunológico, o inhame, protege o organismo dos protozoários parasitas que causam a malária. A presença de traços de inhame no sangue inibe a ação dos protozoários e impede que eles se espalhem pela corrente sanguínea.

E uma atenção maior deve ser dada ao consumo desse vegetal pelas mulheres. A ingestão de inhame ameniza cólicas menstruais e diversos sintomas da Tensão Pré-menstrual, a TPM. Aumenta a fertilidade nas mulheres pois contém fito-estrógeno e hormônios vegetais importantes antes, durante e depois da menopausa. Funciona como estimulante da libido tanto na mulher, quanto no homem.

O inhame como remédio

  • No tratamento de abscessos o inhame aparece como forte auxiliar na cura e na diminuição da produção de secreções.  Faça compressas de inhame cru e ralado e aplique sobre a pele. Substitua as compressas a cada hora, e nunca ultrapasse quatro horas diárias nesse procedimento. Inclua também o inhame na alimentação.
  • Para quem está sofrendo com a catapora consumir inhame também é recomendado, principalmente se for cozido no vapor, porque dessa forma o alimento perde poucos nutrientes. O elixir feito com o vegetal se passado nas feridas ajuda na cicatrização. Lembrando que isso não substitui o acompanhamento médico.