,

Benefícios da uva, seu suco e do vinho

Benefícios da uva, seu suco e do vinho

Foto: Reprodução

Tem gente por aí que só lembra-se da uva quando é fim de ano e tem que chupar doze enquanto pula as ondas do mar. Esta fruta, que pode ser verde ou de cor escura, é uma poderosa arma contra o envelhecimento da pele e das células em geral e deveria ser consumida diariamente, para trazer benefícios para você durante todo o ano, e não só no réveillon.

Desde os tempos antigos a uva é exaltada, principalmente pelo produto da sua fermentação: o vinho, e ainda hoje o suco é um dos mais consumidos mundialmente.

A uva, assim como a maioria das frutas, é liberada para consumo a qualquer hora e por pessoas de qualquer idade. Ela tem pouco valor calórico, mas os benefícios que traz para o organismo são enormes, a fruta contém muitos tipos de antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e de vários tipos de células que temos no nosso corpo.

Quais os outros benefícios da uva?

Ela é uma importante fonte de Carboidrato, elemento importante para o fornecimento de energia ao corpo. Além de Vitamina C a uva contém várias Vitaminas do Complexo B e diversos sais minerais como Ferro, Cálcio e Potássio.

Cerca de 20 tipos de nutrientes antioxidantes podem ser encontrados na uva. Elementos esses que além de evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, ainda atuam combatendo alguns tipos de células cancerígenas. A fruta tem elementos que aceleram o metabolismo, auxiliando na queima rápida de gordura corporal e tem um alto poder anti-inflamatório e antimicrobiano. Seu consumo também é indicado para auxiliar no tratamento de doenças do fígado.

E atenção se você come a polpa da uva e joga a casca fora: Você está descartando a parte mais valiosa da fruta! É na casca da uva que ficam a maioria dos elementos nutritivos e é lá também que se encontra uma substância chamada Resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na prevenção da trombose e é cardioprotetora.

Suco de uva x vinho

As uvas que contém uma maior variedade e quantidade de nutrientes e vitaminas são as mais escuras, e basta consumir 10 unidades da fruta ou 200 ml de suco para que você possa usufruir  de todo o bem que ela faz no corpo.

Consumindo vinho você terá muitos dos benefícios que a uva traz, como as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O vinho já é, inclusive, recomendado por alguns médicos em alguns casos onde as pessoas apresentam problemas cardiovasculares, porém deve ser tomado com moderação. Nada de beber como se fosse suco. Uma taça por dia já e suficiente, porque por mais que traga benefícios a saúde o vinho continua sendo uma bebida alcoólica.

Já está sendo vendida no Brasil também uma farinha feita de uva, que é indicada principalmente para pessoas com anemia e diabéticos. A farinha conta com todos os nutrientes da fruta é rica em fibras.