Benefícios da caminhada para saúde

Benefícios da caminhada para saúde

Conheça os principais benefícios da caminhada para nossa saúde! | Foto: Reprodução

A caminhada é um dos exercícios mais fáceis e que está acessível a qualquer pessoa. Ela não exige nenhuma habilidade especial e pode ser realizada a qualquer hora e em praticamente qualquer lugar. Segundo estudos, uma caminhada diária de apenas 10 minutos já pode trazer benefícios perceptíveis após uma semana.

Além de melhorias para o seu corpo (como emagrecimento e condicionamento físico), a caminhada também ajuda no psicológico. Selecionamos os principais benefícios desse exercício. Confira e comece agora mesmo a praticar!

Melhora a respiração

Os pulmões são um dos órgãos que mais são beneficiados pela caminhada. Segundo especialistas, quando estamos caminhando, as trocas gasosas nesses órgãos se tornam cada vez mais poderosas. Com isso, as impurezas são jogadas para fora do nosso organismo, evitando catarros e outras complicações.

Melhora a circulação sanguínea

Estudos comprovam que uma caminhada de apenas 40 minutos faz com que a pressão arterial do indivíduo seja reduzida por um período de 24 horas após a prática do exercício. Isso ocorre por conta do aumento do fluxo sanguíneo durante a realização da caminhada, o que faz com que haja uma expansão dos vasos e consequentemente, uma diminuição na pressão.

Previne a osteoporose

A movimentação e o impacto causados pela caminhada podem trazer uma série de benefícios para os nossos músculos, articulações e até mesmo para os ossos. Durante a realização desse tipo de atividade física, os ossos ganham estímulos elétricos, o que facilita a absorção do cálcio, deixando-os mais resistentes e com menos probabilidade de desenvolver uma osteoporose.

Melhora o funcionamento do cérebro

De acordo com estudos recentes nos Estados Unidos, a caminhada, além de fazer bem para o corpo e retardar o envelhecimento, também atua reduzindo os riscos de perda de memória e atenção. Os estímulos recebidos enquanto caminhamos, aumentam a coordenação, o que faz com que o nosso cérebro consiga responder mais rápido à estímulos sonoros, visuais, táteis ou olfativos.

Combate a depressão

A caminhada faz com que nosso corpo comece a liberar um hormônio chamado endorfina. Ele é responsável por sensações como relaxamento e alegria. Aumentando os níveis desse hormônio no nosso organismo, o ânimo começa a surgir e os sentimentos como tristeza, dor e estresse começam a sumir. É por conta disso que esse exercício é uma ótima arma contra a depressão.

Reduz a sonolência

Ao caminhar, nós liberamos algumas substâncias estimulantes, como é o caso da adrenalina. Ela faz com que tenhamos mais energia e ânimo para a realização das tarefas após o exercício, diminuindo a sensação de sonolência durante o trabalho, por exemplo.

Ajuda no tratamento da Diabetes

Durante a caminhada, o pâncreas é bastante estimulado, aumentando a quantidade de insulina (substância responsável pela absorção da glicose) no nosso sangue. Além disso, a prática desse exercício também é capaz de reverter a resistência à insulina, um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de diabetes.

Emagrece e controla a vontade de comer

Emagrecer é o benefício que estimula a maioria das pessoas a praticar a caminhada. Como o gasto de energia é maior do que em repouso, conseguimos queimar mais calorias, o que consequentemente é seguido por uma perda de peso.

Além disso, ela ainda ajuda a controlar a vontade de comer. Uma pesquisa realizada na Inglaterra, comprovou que caminhar pode controlar o vício em chocolate e em outras guloseimas!

Mais alguns benefícios da caminhada

  • Previne infartos e derrames;
  • Diminui a quantidade de gorduras ruins no organismo;
  • Regula os níveis de colesterol;
  • Combate o estresse;
  • Equilibra o peso corporal, evitando o “efeito sanfona”;
  • Aumenta o bom-humor e a autoestima.
Benefícios da caminhada para saúde