Tudo sobre LINUX Ubuntu

O Ubuntu é o mais novo sistema operacional do grupo Linux, com uso estimado em 1,44 %, que tem a proposta de ser utilizado por qualquer pessoa, ele é fundamentado no software Debian e seu uso não requer nenhum pagamento.

Linux UbuntuCom a proposta de atualização semestral, o Ubuntu, que possui nomenclatura sul africana, baseasse na liberdade e acesso que os softwares devem proporcionar aos usuários, disponibilizando capacidade de desenvolvimento e execução de outros softwares livres.

Possui ferramentas do próprio sistema, aplicativos e já vem com um pacote de programas incluso, atendendo as necessidades básicas como editor de texto, planilha, editor de apresentação, editor de desenho, editor de fórmulas, banco de dados e navegador de internet (Mozilla Firefox). Reproduz conteúdo multimídia, serviço de e-mail e alguns jogos básicos. Seu design muda de versão para versão, já estão disponíveis nas cores laranja, castanho e a mais nova versão disponibiliza uma espécie de paleta de cores para diversidade do usuário.

Seu tamanho é favorável e o software cabe em um único CD (Live CD), sendo uma instalação permanente, o que torna a cópia do Ubuntu fácil, porém, os aperfeiçoadores do software planejam fazer uma nova versão (12.04) com capacidade 750 MB. É possível experimentar o Ubuntu sem a instalação do disco rígido, usando o Live CD sem necessidade de instalar, ou, por meio de um pen drive também.

Para o uso do programa, é necessário que o seu computador possua suporte de:

  • Processador (x86) (Servidor) 300 MHz (Desktop)1 GHz
  • Memória (Servidor) 128 MB (Desktop) 512 MB
  • Disco rígido (espaço livre) (Servidor) 1 GB (Desktop)5 GB
  • Resolução do Monitor (Servidor) 640×480 (Desktop)1024×768

Download da versão mais atual

Baixe em http://www.ubuntu-br.org/

Inicialmente, as versões do Ubuntu não tinham suporte técnico, mas apartir de 2008 o suporte foi sendo incluso.

Adesão e Aprendizagem

O software foi lançado em 2004, mas foi em 2007 que ele ganhou uma certa popularidade no mercado, devido a migração de código aberto, as estimativas do ano de 2009 é de mais de 100 milhões de usuários. É possível aprender a utilizar o programa via internet, o curso de Linux Ubuntu está disponível com carga horária de 20 horas, com direito a declaração digital e conteúdo interativo. É necessário o pagamento de uma taxa, existem planos e formas de pagamentos diversos.

O Ubuntu é perfeito para notebooks e computadores em geral.