,

Babosa nos cabelos – Benefícios

BabosaA planta verde e com folhas espinhentas nas bordas chamada Aloe Vera ou mais popularmente como babosa, tem inúmeras propriedades medicinais e estéticas. Dizem que seu uso vem sendo feito há séculos (literalmente!) e que algumas pessoas de destaque na história, como Mahatma Ghandi já mencionaram seu poder curativo em alguns relatos.

Suas folhas contém internamente um gel que é rico em vitaminas e outras propriedades excelentes, por isso, esta planta é usada como cicatrizante, anti-inflamatório, antibacteriano e nas queimaduras, seja do sol ou outras, já que tem poder de regenerar camadas profundas da pele e reestruturar a renovação celular. Quem tem problema com acne utiliza a babosa com muito sucesso por causa de seu poder antibacteriano e cicatrizante.

Além dos milagrosos usos da planta para a pele e para a saúde, de um modo geral, o fato é que esta planta, dentre todos os seus usos, é uma das mais utilizadas em fórmulas de produtos para cabelos e isso em razão de sua eficácia já comprovada.

A babosa é usada comumente também in natura, em máscaras caseiras que ajudam a fortalecer os fios e evitar a queda dos cabelos. Muitas pessoas que têm tendência à calvície já se beneficiam da babosa para garantir que os fios permaneçam “firmes e fortes”!

Utilizar a babosa in natura é muito simples: as folhas devem ser cortadas ao meio em todo o comprimento, o gel da parte interna deve ser retirado, raspado com faca ou colher e batido no liquidificador. Deve ser aplicado em todo o cabelo, deixado por meia hora com uma touca plástica ou de alumínio e depois deve-se lavar os cabelos normalmente.

Também é possível aplicar a babosa misturando-se o gel ao creme de hidratação que se vai utilizar.

O ideal é que se faça o uso uma vez por semana ou, no mínimo a cada quinze dias.