Assuntos do concurso da Polícia Federal

O concurso da Polícia Federal, a PF, ocorre normalmente com uma prova objetiva que tem caráter eliminatório e classificatório. Geralmente, a seleção consiste na escolha de questões certas ou erradas ou de múltiplas escolhas. Já a prova discursiva envolve um texto dissertativo que também tem o poder de manter ou tirar os candidatos da concorrência.

Os assuntos do concurso da PF envolvem conhecimento de diversas áreas de estudo, como português, lógica, economia, contabilidade, administração, informática, direito e legislação. Conheça agora os assuntos cobrados nos últimos editais.

Assuntos cobrados para prova da Polícia Federal

Entre os assuntos cobrados na prova do concurso da Polícia Federal estão Atualidades e Raciocínio Lógico

Além do Direito, noções de Administração e Economia também são exigidas (Foto: Reprodução | Maxiverso)

Português

Na prova de português são exigidos conhecimentos nas áreas de: interpretação de textos de gêneros variados, tipos e gêneros textuais, ortografia oficial, coesão textual, tempos e modos verbais, subordinação entre orações e entre termos da oração, pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase, pronomes, estrutura de orações e de períodos do texto, redação oficial, linguagem dos documento e formato do texto ao gênero.

Direito

Do Direito Penal é cobrado: princípios básicos, aplicação da lei, a lei penal no tempo e no espaço, tempo e lugar do crime, lei penal excepcional, especial e temporária, territorialidade e extraterritorialidade da lei penal, pena cumprida no estrangeiro, eficácia da sentença estrangeira, irretroatividade da lei penal, crime consumado e tentado, pena da tentativa, excesso punível, culpabilidade, imputabilidade penal, crimes contra a pessoa, contra o patrimônio, contra a fé pública e crimes contra a administração pública.

Veja também: Site Concurseiros Unidos é bom? Conheça e tire suas conclusões

Economia

Na área de economia, o edital do último concurso da Polícia Federal pediu: Microeconomia, conceitos fundamentais, determinação das curvas de procura,teoria do consumidor, utilidades cardinal e ordinal, restrição orçamentária, equilíbrio do consumidor e funções demanda, curvas de Engel, demanda de mercado, teoria da produção, isoquantas e curvas de isocusto, funções de produção e suas propriedades, curvas de produto e produtividade, curvas de custo, equilíbrio da firma, equilíbrio de curto e de longo prazos e estruturas de mercado.

Administração

Os interessados em ingressar para a Polícia Federal devem dominar os seguintes assuntos administrativos: abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração; evolução da Administração Pública no Brasil após 1930; reformas administrativas; a nova gestão pública; princípios e sistemas de Administração Federal; processo administrativo; funções da administração: planejamento, organização, direção e controle; estrutura organizacional, cultura organizacional; administração financeira e orçamentária; orçamento público, princípios orçamentários; diretrizes orçamentárias; receita pública: categorias, fontes, estágios e dívida ativa; despesa pública: categorias, estágios; suprimento de fundos; restos a pagar; despesas de exercícios anteriores; conta única do tesouro; ética no serviço público: comportamento profissional, atitudes no serviço, organização do trabalho, prioridade em serviço.

Veja também: Apostilas grátis de Informática para Concursos Públicos

Atualidades

No campo das atualidades os concurseiros devem dominar: os tópicos relevantes e atuais de diversas áreas. Podem cair questões relacionadas à sociedade, educação, cultura, saúde, energia, relações internacionais e meio ambiente.

Lógica

Quando o assunto for o raciocínio lógico, o candidato deve ficar atento a: estruturas lógicas; lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões; lógica sentencial (ou proposicional); proposições simples e compostas; tabelas verdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos; lógica de primeira ordem; princípios de contagem e probabilidade; operações com conjuntos; raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.