As melhores apostilas de português para concursos

Alô você concurseiro, você sabe quais são as melhores apostilas de português para concursos? Nesse post você vai conferir algumas sugestões de material dessa disciplina e muito mais dicas de estudo. Acompanhe a seguir!

Português é uma disciplina indispensável para todas as pessoas que desejam passar em concurso público. Ela é tão importante que é considerada como matéria de desempate em casos de resultados iguais.

Não é à toa que falar nossa língua portuguesa, bem como escrevê-la com perfeição, está no topo das exigências de qualquer bom emprego, inclusive os públicos. Saiba agora quais são as melhores apostilas de português para concursos disponíveis na internet. Algumas são gratuitas e outras são pagas. Escolha a sua e dedique-se aos estudos.

As 8 melhores apostilas de português para concurso

As melhores apostilas de português para concursos contemplam assuntos, exemplos e exercícios

Das 8 sugestões que listamos, existem as gratuitas e as versões online (Foto: depositphotos)

1- Apostila do site Gabarite

O Gabarite disponibiliza uma apostila de português para concurso gratuitamente. Segundo o site ela “serve para os concursos da PRF, INSS, CORREIOS, DETRAN, Banco do Brasil, TJ, TRE, entre outros”.

Alguns dos tópicos abordados por essa apostila são: Interpretação de Textos, Separação Silábica, Acentuação, Formação das palavras, Concordância Nominal, Colocação Pronominal, Preposição, Vozes Verbais, Tipos de Sujeito, Complementos Verbais, Aposto e Vocativo, Adjunto Adnominal x Complemento Nominal, Figuras de pensamentos e Exercícios Resolvidos e todos com gabarito.

2- Apostila da Ok Concursos

Essa apostila também é oferecida gratuitamente na internet. A Ok Concursos afirma que grande parte dos conteúdos relacionados às provas de português dos maiores concursos do Brasil estão nesse documento.

Os temas são: Acentuação Gráfica, Aposto e Vocativo, Figuras de Sintaxe, Interpretação de Textos, Língua portuguesa no Brasil, Morfologia, Verbo, Orações Subordinadas Adjetivas, Orações Subordinadas Adverbiais, Pronomes Relativos, Reforma Ortográfica, Semântica, Sinais de Pontuação, Sintaxe e Tipologia Textual.

Veja também: Sites com dicionários de português online e grátis

3- Apostila da Brasil Concursos

O material da Brasil Concursos é disponibilizado de forma gratuita na internet. Em formato PDF, a apostila é prática e pode ser estuda diretamente no seu celular, tablet ou computador. É um material bem completo com mais de 200 páginas.

São abordados muitos temas, como: fonética, pontuação, substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, numerais, preposições, verbos, interjeições, predicados verbais, frases, crases e emprego de palavras corretas. Além disso, a apostila oferece exercícios gramaticais.

4- Apostilas Gran Cursos Online

Essa instituição oferece apostila gratuita de português para concursos. São 101 questões gabaritadas da banca da Universidade de Brasília, umas das mais respeitadas organizações de concurso do Brasil.

Para receber a apostila no seu email você tem que preencher um formulário com seu nome completo, endereço de email, metodologia da sua preferência, seu nível de escolaridade, estado de residência e os tipos de concursos que mais lhe interessam.

5- Apostila da Rede Cursos

A Rede Cursos tem um material que reúne 10 apostilas de português para concursos. Você não paga nada pelo conteúdo.

O site afirma que: “os concurseiros devem investir pesado em estudos de atualização gramatical. Como são muitas regras gramaticais, a melhor maneira de aprender é fazer exercícios e ir pesquisando em livros, ao invés de tentar decorar as regras”.

Além disso: “na interpretação de textos e enunciados, é fundamental ler e reler com extrema atenção o que está sendo proposto. Nos enunciados, a dica é marcar os verbos de comando que são os que distinguem a ação esperada do candidato, como justifique, indique, comente”.

Veja também: Aprenda como fazer mapas mentais

6- Apostilas do site Dicas & Exercícios

O site Dicas & Exercícios tem diversas apostilas de português que podem ser utilizadas a favor dos concurseiros. O material é extenso e pode ser dividido por áreas de conhecimentos. A vantagem é que você baixa somente os assuntos que são mais complicados para você.

Os temas são: Concordância verbal, Concordância nominal, Conjugação verbal, Tempos verbais, Classes de palavras, Análise sintática, Pontuação, Uso dos pronomes, Processo de formação de palavras, Regência verbal, Regência nominal, Colocação pronominal, Crase, Acentuação gráfica, Coesão, Coerência e Mudanças Ortográficas.

7- Apostila Tudo Sobre Concursos

A Língua Portuguesa conhecida popularmente como Português, é uma língua românica originada de Portugal. Com mais de 260 milhões de falantes, é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Principal disciplina cobrada nos concursos públicos, é também considerada a base para o aprendizado de todas as outras.

Os assuntos abordados na apostila do site Tudo sobre Concursos entre outros são: Regência Verbal e Nominal, Tipologia Textual, Morfologia, Nova Ortografia, Figuras de linguagem, Usos da palavra “que”, Termos Acessórios da Oração, Termos Integrantes da Oração, Predicativo, Predicado, Sujeito, Pontuação, Predicação Verbal, Vozes Verbais, Pronomes, Adjetivo, Interpretação de texto, Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, Dicas para fazer uma boa redação, Como interpretar textos e Dicionário de Interpretação de textos.

8- Apostilas do Submarino

O site do Submarino vende uma apostila em dois volumes com as principais matérias para concurso público. A parte de português tem todos os assuntos atuais relacionados à disciplina de acordo com os editais mais atualizados.

A Editora Solução é a responsável pela compilação das apostilas para concurso e há mais de 30 anos produz um dos melhores materiais para seleções desse nível. Você pode comprar os dois volumes da apostila ao preço de R$ 130.

Veja também: Apostilas grátis de Informática para Concursos Públicos