Ar-condicionado: como saber quantos BTUs preciso? Como fazer cálculo

Photobucket

Você decidiu comprar seu ar condicionado para casa ou ambiente de trabalho (este é o motivo pelo qual escrevo o texto, pois estou a ponto de comprar um destes), mas ainda tem algumas dúvidas sobre qual modelo, potência e marca deve dar preferência.

Bem, irei dar aqui algumas dicas sobre potência de ar condicionado. Você entenderá um pouco como funciona o cálculo de BTUS necessários para cada ambiente e assim estará apto a comprar o aparelho que melhor se adequar as suas necessidades.

Entenda que o calor de um ambiente ele pode ser gerado pela luz solar, por aparelhos elétricos/mecânicos (máquinas, computadores, lâmpadas) ou corpo humano.

Por isto a base do cálculo da necessidade de BTUS é a quantidade de calor que é gerada dentro de um ambiente.

De posse destas informações: quantidade de pessoas, número de aparelhos elétricos e tamanho do ambiente em m²; você já pode calcular a carga térmica e saber quantos BTUS o ar condicionado que irá comprar deve ter.

Para facilitar sua vida (assim você evitará ter de ficar com uma bússula e um trena fazendo contas), faça estes cálculos através do site AndAfter. Lá há um formulário que fará os cálculos para você.

Ou então baixe uma planilha do Excel que fará o mesmo trabalho.

No próximo texto sobre ar condicionado tratarei das principais características do ar condicionado de janela e do split.

Fontes de informações:

http://www.refrigeracao.net/Topicos/escolha_ar_condicionado.htm

http://andafter.org/publicacoes/calculo-de-btus-para-aproveitar-melhor-o-ar-condicionado_1539.html