Aprender como tocar pandeiro através de curso grátis

Pandeiro

O principal instrumento musical para a composição do samba, o pandeiro consiste em uma pele esticada em uma armação feita com dois aros estreitos, mas sem cobrir todos os lados da armação. Geralmente apresenta formato circular, mas existe também o pandeiro quadrangular – adufe ou pandeireta – e o meia lua – pandeirola –. Enfiadas entre os aros, em pequenos intervalos ao redor de toda a circunferência, pode haver platinelas duplas de metal que dão um efeito especial ao som do instrumento. O diâmetro do pandeiro costuma ter 10 polegadas, mas também pode ser encontrado com 10.5, 11 e 12 polegadas. Já a quantidade de platinelas pode variar muito, de 5 a 10 pares, dependendo do tamanho do aro.

Mas não é só no samba que este instrumento é utilizado não. Pode-se ver a presença do pandeiro nos ritmos do pagode, baião, coco e maracatu. Todos são estilos musicais originários do Brasil, e por isso o pandeiro é considerado por muitos um instrumento nacional. Tornou-se uma simbologia que lembra o Brasil após a criação do personagem Zé Carioca pela Walt Disney. Zé é um papagaio brasileiro, bem-humorado, que adora samba e sempre está com um pandeiro na mão. Por isso, lá fora o pandeiro é sempre associado ao Brasil.

O carnaval é a época em que o pandeiro mais brilha, pois é o principal instrumento das escolas de samba, e acaba tendo todos os olhos voltados para ele, quando muitas vezes os músicos o utilizam pra fazer acrobacias giratórias. O pandeiro também é sempre visto ao lado de um sambista, imagem muito explorada em propagandas comerciais nesta época do ano.

Origem

Acredita-se que ele tenha origem Árabe, mas chegou ao Brasil através dos portugueses, que inicialmente o utilizavam para acompanhar as procissões religiosas. Os escravos africanos acabaram acrescentando o pandeiro na capoeira, um dos esportes praticados por eles em que o som excêntrico deste instrumento combina-se perfeitamente com o som do berimbau, formando ótimas cantigas para a roda de capoeira.

Links para aprender a tocar pandeiro online

  • Site que ensina apenas o básico do pandeiro, de uma maneira simples e de fácil compreensão. (http://www.umadicapordia.com.br/28-01-2010/como-aprender-a-tocar-pandeiro/)
  • Este aqui tem apostilas, cursos e aulas em vídeo de como tocar vários instrumentos musicais, entre eles o pandeiro. (http://www.apostilaz.com.br/musica/percussao.html)
  • Esse curso é para quem entende mais de música, pois ele ensina a tocar pandeiro em vários ritmos musicais com as partituras específicas de cada ritmo, o que pode ser bastante complicado para quem não sabe ler uma partitura. (http://www.juniorviegas.com.br/)