,

Aprenda a fazer convites artesanais personalizados e cheios de estilo!

Sempre que vamos dar uma festa, seja ela pequena, para poucos convidados ou grande, para a família e os amigos todos, queremos fazer tudo certinho, com capricho e que agrade aos convidados, não é? E, após decidirmos os detalhes, como dia e hora em que a festa ocorrerá e os convidados a serem chamados, é hora da parte prática, ou seja, de enviar os convites!

Qualquer comemoração envolve, além de planejamento, também gastos, afinal, queremos qeu tudo saia à perfeição, com quitutes que todos saboreiem, bebidas suficientes para todos e,e nfim, todos os detalhes extras, como decoração, por exemplo.

E, em se tratando de um casamento, por exemplo, que é uma festa com duas situações, pois envolve a cerimônia, os gastos chegam a duplicar ou até triplicar, se comparados à outras festas! Por isso, quem quer entrar para o time dos casados sem abrir mão da comemoração, pode achar alternativas econômicas para realizar a cerimônia de maneira que caiba em seu bolso.

Como fizeram algumas noivas super criativas e que, além de quererem economizar um pouco com os preparativos, ainda puseram todo o seu lado artístico para trabalhar e criaram detalhes personalizados para a festança. Detalhes que fazem uma diferença incrível, como os convites para o casório!

Convites personalizados e exclusivos para participar sua felicidade!

A começar pelos convites, muitas coisas que sairiam caras para quem já tem diversos gastos nessa época, podem ser produzidas artesanalmente e ficarem muito charmosas, com o toque pessoal da noivo ou de ambos os noivos. A pessoa que receber um convite assim, se sentirá duplamente feliz: pela felicidade dos noivos e pelo convite delicado!

Se você é do tipo que gosta de inovar, criar e tem certos dons artísticos, certamente vai querer aprender a fazer um convite especial para sua festa!

Veja no passo a passo, uma ideia simples e delicada para um convite de casamento

Este modelo de convite está numa comunidade do orkut, criada por uma dessas noivas criativas, que resolveu dividir com outras noivas suas ideias tão interessantes! Quem quiser visitar essa comunidade, pode acessar aqui.

Assim fica o envelope do convite. Não é uma delicadeza?

Envelope do convite

O modelo de convite de casamento artesanal é confeccionado com os seguintes materiais:

  • Papel Lilás Liso (cada folha mede 64cm x 94cm), gramatura 180g;
  • Cola para scrapbook Acid Free;
  • Estilete;
  • Base de corte (pode ser uma chapa de madeira ou outra firme e resistente);
  • Régua de Metal;
  • Bastão de cola quente e pistola;
  • Fita de cetim da largura e cor desejada;
  • Renda, também da largura e cor desejada. Usada nesse modelo, uma tira de 45cm de comprimento.
  • Tesoura;

– Para o laço Chanel tem o passo a passo na Comunidade ou no blog http://neideeailton.blogspot.com/2011/04/lacos-pap.html.  ]Ela cortou 4 tiras nos seguintes tamanhos: 45cm x 26cm x 22cm x 9cm (os tamanhos variam). A tira maior, usou para dar a volta em todo o envelope, as demais tiras, para fazer o laço chanel.

– A impressão foi feita em casa, em uma HP Multifuncional.
Atenção: se o papel for com gramatura maior que 180gr, a impressora atolará e será impossível imprimir. A gramatura de 180g é excelente para fazer o convite!

–  Estes são os links para baixar as iniciais:

O arquivo com as iniciais pode ser baixado no link
http://www.4shared.com/document/eQYnc5li/iniciais_convite.html
A fonte usada foi Elegance e pode ser baixada no link
http://www.4shared.com/file/3tQa0MOK/Elegance.html

– O envelope tem as seguintes medidas – 22cm de largura x 27,5cm de cumprimento;

– A folha comprada tem 64cmx94cm. Você divide 94,0 por 22cm (= 4) e depois divide 64,0 por 27,5 (= 2). Por fim, multiplica 4 por 2 e tem a quantidade total por folha (= 8 envelopes). Portanto, uma folha dá para fazer 8 envelopes, se for na medida usada!

– Para fazer 100 convites irá precisar de 13 folhas (sobrará metade).  Basta fazer o cálculo acima, para não gastar dinheiro em vão.

MONTAGEM:

  1. Cortar o envelope nas medidas sugeridas ou nas de sua preferência. Você pode usar um estilete, tesoura ou outro tipo de cortador. O importante é fazer o corte usando uma base, evitando arranhar sua mesa, bem como um cortador prático e bem eficiente, para que o corte fique o mais reto possível.
  2. Imprima as iniciais na cor, fonte e tamanho desejados. Se desejar, poderá imprimir também algum desenho, símbolo ou imagem, conforme sua criatividade e que tenha a ver com o casal.
  3. Dobrar o papel ao meio.
  4. Após a dobra, colar as laterais do papel com a cola Acid Free, pressionar um pouco ou até que não desgrude.
  5. Chegou a hora de colar a tira de renda. Aqui, foi usada a cola quente! O ideal é usar a cola apenas na parte de trás do convite e somente para unir as duas pontas da renda. Depois, colocar apenas um pingo de cola (escondido embaixo da renda), para ela não cair do papel. Não precisa se preocupar, quando colar a fita de cetim, a cola também passa um pouco para o papel, deixando-o ainda mais firme.
  6. Com o laço chanel já pronto, posicione primeiro a tira maior (que sobrou) ao redor de todo o envelope. Una as duas pontas da tira, com cola quente, na parte de trás do envelope e pingue um pouco de cola por baixo, para fixar na renda e, consequentemente, no papel.
  7. Após, cole o laço chanel com cola quente;

Aqui, como era o convite:

Convite artesanal

Que pode ser impresso em gráficas ou até feito por você mesma, desde que combine com o envelope.

Agora, veja cinco imagens de modelos de convites diversos para inspirar você!

modelo-convite-artesanal modelo-convite-artesanal-2 modelo-convite-artesanal-3 modelo-convite-artesanal-4 modelo-convite-artesanal-5