, ,

Alimentos que podem sumir com o aquecimento global

Todo mundo já ouviu falar em aquecimento global. Mas você sabe o que é e quais são suas implicações diretas no nosso dia a dia? Esse fenômeno acontece quando há um aumento da temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa.

Esse efeito estufa nada mais é do que quando o calor do Sol fica retido na superfície da Terra e não consegue sair dessa faixa por conta de uma espessa camada de gases poluentes que agem como se fossem uma pequena estufa para o calor solar.

Os responsáveis por essa retenção são, principalmente, o metano, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e o óxido nitroso. Esse quarteto é fruto da ação direta da queima de combustíveis como diesel, gás natural, gasolina e carvão mineral. Em outra escala, também há a influência do desmatamento e das queimadas, que também interferem nas alterações do clima.

Alimentos que podem sumir com o aquecimento global

Foto: depositphotos

Essas mudanças de temperatura e de comportamento das águas dos oceanos podem transformar toda a nossa natureza e meio em que vivemos. Os perigos são tantos que há até alimentos em risco de extinção. Isso mesmo! Se o aquecimento global não for contido, muitos de nós teremos que dar adeus à degustação de algumas iguarias muito apreciadas. Quer saber quais são? Descubra agora!

Alimentos que podem desaparecer

Milho

Alimentos que podem sumir com o aquecimento global - Milho

Foto: Pixabay

Esse grão é muito utilizado como alimento para gados, além de apreciado na alimentação humana, é claro. Se o aquecimento global elevar as temperaturas médias em apenas um ponto, já será o suficiente para prejudicar o cultivo desse grão. Além de encarecer o próprio alimento, isso reflete diretamente nos preços da carne, uma vez que ficará mais escassa a matéria-prima para ração da pecuária.

Chocolate

Alimentos que podem sumir com o aquecimento global - Chocolate

Foto: Pixabay

Se você é um chocólatra, fique esperto! O chocolate como conhecemos, à base de cacau, pode estar com seus dias contados. Isso porque, se a temperatura mundial subir, ¼ da produção será afetada.

Frutos do mar

Alimentos que podem sumir com o aquecimento global - Sardinha

Foto: Pixabay

Nesse cenário, os peixes de água gelada serão as maiores vítimas do aquecimento global. O salmão, sardinha, bacalhau e outros nadadores que vivem em água mais frias, sofrerão e muito com os efeitos de um mundo mais quente. Muitas outras espécies são profundamente afetadas pelo aumento do CO2 no meio ambiente em que vivem.

Frutas de frio

Alimentos que podem sumir com o aquecimento global - Cereja

Foto: Pixabay

Algumas frutas que se adaptam melhor a terras mais gélidas podem ficar cada vez mais raras com a ameaça constante do aquecimento global. Cereja, amora, morango, framboesa são frutas que precisam de temperaturas amenas para nascerem. Portanto, o calor é um inimigo para que sua cultura seja explorada.