Ábaco chinês – o que é e como funciona?

abaco

Esta é uma interessante ferramenta de cálculo chinesa inventada a milhares de anos. Hoje em dia ela ainda é bastante utilizada em alguns países  orientais e do leste europeu.

Um ábaco é uma armação de madeira com nove colunas de contas enfiadas em hastes. A armação é dividida por uma barra em toda a largura, sendo que cada arama tem 2 contas acima da barra e 5 abaixo dela.

Os números aumentar da direita para esquerda. Na parte de baixo da armação, no lado direito, estão representadas as unidades, em seguida as dezenas, as centenas, e assim sucessivamente.

Aprenda como utilizar um ábaco e faz contas avançadas:

O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = – 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.

Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema.