Você sabe que não sabe?


Num sei de Palocci, num sei de crise aérea, num sei nem do meu irmão!

Não sei se você sabe o que são os Estágios de Aprendizagem. Mesmo assim ensinar-te-ei. Porém, antes de tudo assuma que você sabe que não sabe o que são os Estágios; e com esta ação psicológica você já estará no segundo nível de aprendizagem.

A passagem da ignorância para à sabedoria pode ser descrita através de um método que descreve os estágios da aprendizagem. Estes estágios são respectivamente:

. Incompetência inconsciente: você não sabe que não sabe;
. Incompetência consciente: você sabe que não sabe;
. Competência consciente: você sabe o que sabe e o que não sabe;
. Competência inconsciente: você sabe o que sabe.

No primeiro nível você faz as coisas pensando que sabe o que está fazendo, mas nem passa por sua cabeça que você não sabe o que faz. Já no segundo você assume que é falho, mas mesmo assim ainda não sabe fazer.

No terceiro estágio você sabe fazer, mas ainda precisa de muita atenção no que faz, ainda não tem confiança e nem experiância. Já no quarto você já está acostumado a fazer, e já tem muita experiência, o que te faz agir quase que automaticamente, sem nem precisar pensar muito.

Você pode utilizar este método para se autodesenvolver, mas se este não for o seu caso (não sabe que não sabe) e sim for o caso de algum subordinado seu, ensine-o como saber (sobre algum assunto) através deste método; pegue leve nas broncas pois, lembre-se que ele não sabe que não sabe.

Agora, se ele ficar estagnado no segundo nível, arrume uma vaga pra ele na função de puxador de carroça. Rsrsrsrsr