,

Vídeos e dicas de Defesa Pessoal

 

Defesa pessoal

Atualmente, vivemos em um mundo violento e cheio de perigos, fato que torna a defesa pessoal uma das necessidades básicas para se sobreviver. As mulheres são as que mais sofrem com essa falta de segurança, por serem mais frágeis e não saberem se defender adequadamente.

Por conta disso, existem em vários lugares do país, escolas e cursos que treinam as pessoas para defender-se em uma situação de risco. São técnicas que ajudam a tomar alguma iniciativa em casos de tentativa de assalto, entre outros atos do tipo (quando não há a presença de armas, claro).

Se você quer aprender alguma técnica de defesa pessoal, mas não conhece nenhum lugar por perto que dê aulas, confira nossas dicas a seguir:

Dicas de Defesa Pessoal

Defesa pessoal

Imagine a seguinte situação: Você está andando tranquilamente, quando chega um indivíduo sorrateiramente e agarra alguma parte do seu corpo, como a mão, pescoço ou braço. As alternativas de ação são as seguintes:

  • Não cometa o erro de tentar se livrar com movimentos retos e de distanciamento, usando a força contrária. Ou seja, se ele segurar seu braço, não tente tirar se afastando ou puxando o membro na direção contrária, isso é o que o agressor tinha em mente, e em um conflito desse tipo, ele vai vencer.
  • Prefira movimentos de contorções. Ou seja, se aproxime mais ainda e tente torcer o braço dele, ou fazer força para derrubá-lo. Essa é uma ação que ele com certeza não está esperando e vai deixá-lo desorientado.
  • Caso ele agarre seu pescoço, a primeira coisa a se fazer é flexionar as pernas e torcer o seu corpo para um lado rapidamente e com força. Tal movimento acarretará no efeito alavanca, fazendo com que ele caia.
  • Você terá amis chances de escapar se começar a ficar mais próximo do agressor e tentar atingir pontos fracos dele, como órgãos sexuais, ponto abaixo do pomo de adão, nariz, olhos, entre outros.

 Vídeos de movimentos de defesa pessoal

Se defendendo de uma pessoa com faca

Se defendendo de uma gravata (judo)

Se defendendo de uma pessoa com arma de fogo

OBS: Nunca coloque sua vida em risco tentando reagir contra uma pessoa armada. Somente utilize estes golpes em casos extremos.