, ,

Veja algumas frases a respeito da inveja

A inveja é um triste sentimento, torna certas pessoas mais tristes e negativas, pois o que ela causa é uma agonia, um desespero, a cada progresso ou conquista de qualquer outra pessoa.

InvejaA pessoa que inveja é caracterizada por olhar a felicidade alheia com desgosto, querendo ter para si o que o outro possui, desejando ter sido ele o responsável por alguma brilhante ideia, maravilhosa criação,etc. Em suma, o invejoso está sempre de prontidão, sempre à espreita e, ao surgir alguém com um objeto de desejo, lá está seu olhar crítico a desmerecê-lo ou, falsamente a elogiar-lhe.

Para  o invejoso, o espaço que outra pessoa está ocupando deveria ser seu. Apesar de, normalmente, essas pessoas serem do tipo acomodadas ou tão inseguras quanto suas capacidades, que não batalham por nenhuma realização, então, quando outra pessoa o faz e consegue alguma posição ou destaque, a inveja corrói e o invejoso costuma se fixar nessa ideia de que aquilo deveria ser seu!

E a chamada “inveja branca”?

Esse é um termo bastante comum entre amigos, quando alguém se destaca, faz algo importante, viaja, progride, enfim, qualquer coisa muito boa e o amigo diz ter essa tal “invejinha branca”. Claro que entre os invejosos de plantão esse termo também é usado, mas de modo falso. A diferença é que o termo, por si só, é errôneo, posto que inveja é um sentimento muito ruim para ser sentido por quem se gosta de verdade.

A suposta “inveja branca” é, na verdade a admiração. Esta sim, é legítima e não faz mal nenhum!

Não há nada de ruim em admirar algo ou uma situação boa, como uma viagem incrível que alguém fez. Não existe nada reprovável no fato de pensarmos: “Puxa, que coisa maravilhosa! Um dia, se me fosse possível, adoraria conhecer tais lugares!” Isso é admirar e não invejar, porque a inveja causa uma corrente negativa, ela nunca é produtiva, pois não pensa na felicidade de ninguém, o invejoso apenas gostaria de ver o sonho realizado por outros desmoronar, ele tem um rancor doentio por quem consegue coisas que ele não teve capacidade!

Embora tenha se estereotipado que as mulheres são as maiores invejosas das amigas, a inveja não envenena apenas um dos sexos, há tantos homens cobiçando os carros último modelo dos amigos, quanto mulheres odiando a prima que emagreceu e agora faz sucesso com os homens!

Veja agora, algumas frases sobre o terrível sentimento de inveja

Confira uma seleção de belas frases de tratam de:

  • Inveja
  • Sucesso
  • e amizades falsas (inimigos)

“Quando o número dos que nos invejam cresce, aí percebemos nossas capacidades.” (adaptado de Oscar Wilde)

 

“Ninguém é realmente digno de inveja, mas muitos são os dignos de lástima!” (adaptado de  Arthur Schopenhauer)

 

“O que mede o sucesso é simplesmente a inveja dos descontentes.” (adaptação de Salvador Dalí)

 

“A inveja é muito magra e pálida porque morde e não come.” (adaptado de Francisco Quevedo)

 

“Combatemos a inveja se mantivermos as alegrias para nós próprios.” (adaptado de Sêneca)

 

“A inveja de muitos exprime o merecimento de alguns.”(adaptado de Marquês de Maricá)

 

“A riqueza é invejada, mas não o trabalho com que ela se granjeia.”(adaptado de Marquês de Maricá)

 

“A inveja é sempre mais duradoura que a felicidade daqueles que invejamos.”(adaptado de François La Rochefoucauld)

 

“A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la. (Ramón Cajal)

 

“As qualidades do espírito produzem invejosos; as do coração, amigos.”(Félicité Genlis)