Vai viajar de avião? Veja o que pode e o que não pode levar a bordo

O avião é uma invenção maravilhosa do brasileiro Santos Dumont. Ele encurta distâncias e é possível viajar de um canto a outro do mundo sobre as asas desse poderoso pássaro de lata.

Para viajar de avião, você precisa escolher um destino acessível pelos ares. O ponto de partida das aeronaves é sempre por meio dos aeroportos. Para ter acesso à pista de voo, é preciso comprar os bilhetes de acesso e, no dia do embarque, fazer o check in.

O check in é um processo de validação das suas passagens compradas e a garantia que você vai embarcar. Além disso, é por meio dele, que o passageiro despacha suas malas, escolhe o acento e recebe os tickets para entrar na área de embarque.

Segurança  para a viagem de avião

Vai viajar de avião? Veja o que pode e o que não pode levar a bordo

Foto: depositphotos

Depois de passar pelo portão de embarque, você vai passar por uma área de segurança. Nela, tem aparelhos de raio x para verificar as bagagens de mão e porta com detectores de metais. Geralmente, monitores espalhados pelo aeroporto vão lhe informar o status do seu voo, ou seja, se ele já vai partir, se ele está atrasado ou se foi cancelado.

Normas de cada companhia aérea

Para viajar de avião é importante observar as normas de cada companhia aérea, que podem variar bastante de uma para outra. Como, por exemplo, no quesito bagagem. Dependendo do tipo de classe que você compra: promocional, econômica, executiva, premium etc, o limite do peso pode variar bastante.

Por isso, antes de viajar de avião, leia bem as regras de embarque disponíveis no site da companhia aérea que você escolheu.

Outro ponto a ser analisado são as regras de cada país. Alguns deles exigem que você apresente vistos de entrada e saída. O visto de permanência nos locais tem prazos diferentes e a forma como consegui-lo também. Às vezes ele é concedido na hora, outras você tem que conquistar com antecedência (como por exemplo o visto americano, japonês, canadense).

O que pode e o que não pode levar no avião

Algumas normas internacionais dão conta do que pode e o que não pode ser levado a bordo. Veja algumas coisas na lista abaixo e não se esqueça de consultar sua empresa aérea, pois elas também possuem normas próprias:

– Você pode levar uma bagagem de mão (bolsa, mochila etc) gratuita. Consulte o tamanho e peso na sua operadora do voo, pois ele pode variar bastante;

– Você pode levar um cobertor, casaco ou lençol;

– Você também pode levar uma bengala, caso esteja com problemas de locomoção, mas o acessório não pode ser pontiagudo;

– Você não pode embarcar levando na bagagem de mão líquidos acima de 100 ml. Tudo o que você transportar como shampoo, cremes, desodorantes, maquiagem tem que ser em potinhos bem pequenos;

– A mesma coisa vale para água ou qualquer bebida, exceto a que você compra do Dutty Free;

– Você pode levar alimentação na sua bagagem de mão, desde que não seja líquida, assim como alimentação infantil;

– Todos os seus equipamentos tecnológicos (câmera, notebooks) devem também ir na bagagem de mão, assim como o dinheiro não deve ser despachado nas malas de porão.