Tratamentos e remédios para calvície

Calvície

Calvície ou Alopécia Androgênica. Esse é o nome de um problema que afeta cerca de 50% dos homens em todo o planeta.

Ligada diretamente a fatores hormonais, a calvície é provocada por alterações genéticas que resultam em altos níveis de Di-hidrotesterona (DHT) no couro cabeludo, uma substância que provém do metabolismo do hormônio da testosterona e que é produzida a partir da enzima 5-alfa-redutase.

Com a presença da DHT no couro cabeludo, ocorre um atrofiamento dos folículos capilares, que consequentemente causam a queda de cabelos.

Na mulher, porém, esse efeito é mais controlado, isso porque no organismo feminino existe o estrógeno e a progesterona, hormônios que inibem o efeito DHT no couro cabeludo. Todavia, nas situações de descontrole hormonal da mulher, a DHT acaba por causar o mesmo efeito da perda de cabelos.

A calvície feminina também leva o nome de Alopécia Androgenética.

Prevenção

A prevenção da calvície tanto em homens como em mulheres está associada a uma alimentação balanceada que contenha os níveis ideais de aminoácidos, proteínas, nutrientes e vitaminas do complexo B. A prática regular de atividade física também resulta em prevenção.

Tratamento

O tratamento para calvície pode ser encontrado de várias formas:

  • Uso de medicamentos
  • Uso de loções capilares
  • Transplante capilar

Um dos medicamentos mais indicados pelos dermatologistas para tratar a queda capilar é o finasterida. O produto pode ser encontrado em versões de 1mg e 5 mg e seu preço médio em drogarias, pode variar entre 22 e 60 reais dependendo da quantidade de comprimidos por caixa.

Em termos de loção capilar, a mais indicada também por dermatologistas é o minoxidil, que pode ser encontrado em concentrações de 2% a 5% e seu preço médio nas farmácias e drogarias é de 50 reais.

Já os transplantes capilares, são realizados fio por fio, retirando folículos de cabelo somente da região da nuca, uma vez que os fios capilares desta área estão em constante fase de crescimento. O valor deste procedimento pode custar em média de 4 a 10 mil reais.