,

Tratamento natural contra queda de cabelo feminino e masculino

Tratamento natural contra queda de cabelo

Se seu cabelo está caindo sem nenhuma explicação, uma das alternativas é usar um tratamento natural contra a queda de cabelo. Mas antes, vá a um dermatologista para avaliar a causa desse problema. | Foto: Reprodução

A queda de cabelo é um problema que atinge várias pessoas, de todo sexo e idade. Quando isso ocorre eventualmente e em pouca quantidade, na maioria das vezes não é motivo de preocupação. Entretanto, pode se tornar um problema em casos em que começam a cair além do normal (mais de 100 fios ao dia). Se isso vem acontecendo com você há mais de duas semanas sem nenhuma explicação, pode ser a hora de tomar alguma providência.

Causas

Existem várias causas para a queda de cabelo, desde fatores hereditários, até mesmo estresse e alguns tipos de penteados e métodos químicos que fazemos nas madeixas. Os principais causadores são:

  • Fatores genéticos e hormonais são um dos principais causadores da queda de cabelo, principalmente quando estamos falando de calvície. A quantidade de fios começa a diminuir na região próximo à testa, muitas vezes dando para ver o couro cabeludo.
  • Anemia, stress, carência de proteína e alterações na tireóide podem ser citados como os principais responsáveis pelo eflúvio telógeno, que é uma das maiores causas da queda de cabelo. Nessa doença, os fios ao invés de crescerem, permanecem em fase de repouso, o que acelera significativamente a queda.
  • Clareamento e alisamento, quando realizados irregularmente e sem o acompanhamento de um cabeleireiro especializado, podem deixar os fios quebradiços, acelerando a queda.
  • Alguns penteados também podem favorecer a queda capilar, como por exemplo: tranças de raiz e rabo de cavalo muito apertado. Eles tendem a traumatizar e tracionar a fibra do cabelo, o que pode tornar-se um problema quando feitos com freqüência.
  • O secador também é um grande vilão, principalmente na escovação. A força que se faz para esse tipo de alisamento temporário pode enfraquecer a fibra capilar e favorecer a queda. Além disso, o calor pode queimar o couro cabeludo e ainda estimular a oleosidade do mesmo, aumentando o risco de caspa.
  • Doenças como: autoimunes (lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatóide, etc.), gripes e infecções também podem causar a queda de cabelo.

Tratamento natural contra queda de cabelo

Muitas vezes, recorremos a shampoos e tratamentos milagrosos que vemos na televisão e/ou revistas, que prometem acabar de vez ou amenizar a queda de cabelo, porém, sem nenhum resultado significativo. O que muita gente não sabe é que o remédio pode estar aí na sua casa, sem nenhum custo. Confira  um tratamento natural congtra queda de cabelo, mas lembre-se: antes de usar qualquer método, consulte um dermatologista para avaliar a verdadeira causa por trás da queda.

Xampu caseiro

Ingredientes

  • 250 ml de xampu neutro (de preferência sem perfume);
  • 30 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 10 gotas de óleo essencial de tomilho.

Como fazer

Misture todos os ingredientes e coloque em um frasco (pode ser de xampu ou semelhante). Aplique nos cabelos, massageando o couro cabeludo e deixando agir por cerca de 3 minutos. Em seguida, enxágüe com água friaem abundância. Sefor usar condicionador, aplique-o somente nas pontas.

Chá

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de folhas de amoreira;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Algodão.

Como fazer

Pegue as folhas de amoreira e coloque em um recipiente com água fervente, deixando descansar até virar um chá. Espere esfriar e coe. Em seguida, aplique no couro cabeludo com a ajuda de um pedaço de algodão, deixando agir por 30 minutos e sem seguida lave normalmente o cabelo. Isso deve ser feito três vezes na semana e é super importante que você não tome sol na cabeça durante esse tratamento.