, ,

Tênis – regras básicas, fundamentos e fotos

Informações sobre o tênis:

O tênis é um esporte originário da Inglaterra. Ele pode ser praticado em quadras abertas e de diversas superfícies, seja grama, cimento, saibro ou relva.

A disputa pode ser feita entre dois adversários ou entre duas duplas que podem ser mistas (homens e mulheres).

O ponto no tênis é marcado quando se consegue fazer com que a bola toque o solo adversário mais de uma vez, ou quando o adversário joga  bola fora das demarcações da outra meia-quadra.

O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogosPE e sets/partidasPE. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogoPB/encontroPE aquele que atingir um número de sets pré-definido – geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Regras básicas e fundamentos do tênis:

  • Jogadores – o tênis pode ser jogado entre duas pessoas – jogo de simples – ou entre quatro pessoas – jogo de duplas. Em caso de duplas, os corredores laterais são anexados como área de quadra.
  • Set – é o nome dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games. Um set é finalizado com 6 games vencidos por um dos lados, com diferença mínima de 2 games (6-4). Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5. Empates com 6-6 serão decididos por tie breacker. Uma partida é geralmente decidida em melhor de 3 sets. Os grandes torneios (Grand Slam) são decididos em melhor de 5 sets.
  • Game – etapa do set definido a favor de quem completar 4 pontos primeiro, mantendo-se o mesmo sacador até seu final. Seis games de um mesmo jogador definem o set.
  • Você perde pontos quando: sacar na rede ou fora da zona de saque do adversário, nas duas tentativas; deixar a bola quicar por duas vezes seguidas na sua metade da quadra; devolver a bola na rede; devolver a bola fora dos limites determinados pelas linhas da quadra adversária.
  • Você ganha pontos quando: sua bola de saque ou golpe não for devolvida pelo adversário; o adversário cometer qualquer das falhas listadas no item anterior.
  • Tie braker – game de desempate ao final do set (6-6), onde cada saque bom vale 1 ponto. O primeiro jogador sacará no 1º, 4º e 5º pontos. O segundo sacará no 2º, 3º, 6º e 7º pontos, e assim sucessivamente. Vence o game quem acumular 7 pontos primeiro. Empates de 6-6 no tie breaker são decididos no “vai a dois”.

Vale lembrar:

a bola válida só poderá quicar uma vez a cada metade da quadra;

o toque da bola na raquete só é válido se, nesse instante, o jogador estiver segurando a raquete.

  • Contagem de pontos – um game é decidido em quatro pontos, na seguinte ordem: 1º ponto = 15, 2º ponto = 30, 3º ponto = 40, 4º ponto = game. Empates em 40/40, chamados de Deuce, serão decididos na base do “vai a dois”, ou seja, quando um dos jogadores fizer dois pontos seguidos.
  • Saque ou serviço – o sacador tem sempre duas chances para acertar seu serviço. O game se inicia com um saque da metade direita da quadra em direção à metade oposta, no sentido diagonal. Ele será considerado válido se o primeiro contato da bola for com a zona de saque do adversário ou, se houver um contato da bola com a fita da rede antes de chegar à zona de saque, o jogador terá direito a uma segunda tentativa. Na sequência do game, os saques se alternarão nos lados esquerdo e direito, na mesma metade da quadra. Pisar na linha no momento do saque é considerado falta – foot fault.

Fotos de jogadores e de competições de tênis:

Foto do jogador Rafael Nadal

jogador de tenis

Foto do jogador Guga

jogador de tenis

Foto do jogador Roger Federer

jogador de tenis

Foto da jogadora Serena Williams

jogador de tenis

Foto da jogadora Maria Sharapova

jogador de tenis