Suplemento BCAA: características e benefícios para a musculação


BCAA

Você sabe o significa BCAA?

Ele é um suplemento de cadeia ramificada, suas siglas significam: Branched Chain Amino Acids. Possui os aminoácidos essenciais para o nosso corpo como, valina, leucina e isoleucina. Esses aminoácidos são absorvidos muito rápido pelos músculos e, ás vezes, até em excesso. Isto os obriga a ajudar os músculos a sintetizar os aminoácidos restantes, necessários para o processo de construção muscular.

Os aminoácidos são cerca de vinte. A construção muscular depende muito deles e também para manutenção das funções vitais. O nosso corpo chega a produzir quase todos os aminoácidos, só cerca de dez não são produzidos, eles devem ser obtidos através da nossa alimentação ou no uso de suplementação.

Como agem os BCAA’s:

No período de treinamentos com pesos, o corpo entra em estado catabólico. A ingestão de nutrientes necessários para alimentar seu organismo é de extrema importância, senão o resultado disso será a perda de massa muscular, pois ele passará a utilizar os aminoácidos que estão presentes nos músculos.

Resumindo, os BCAA’s agem como meio de transporte do nitrogênio no corpo, que ajudam os músculos a quebrarem os aminoácidos primordiais para o aumento muscular (hipertrofia).

O tecido muscular é formado pelos aminoácidos que por fim impulsiona à produção da insulina, tendo sua principal função a absorção do açúcar no sangue, feita pelas células musculares, usando-as como fonte de energia.

A quantidade ideal que se deve ingerir é de quatro a oito gramas de BCAA antes das atividades e logo após. Isso fará com que o aumento muscular fique mais rápido e também sua recuperação.

A ingestão de BCAA’s pode ser feita por qualquer pessoa como fonte de energia, não possui nenhum efeito colateral grave. Inclua-os sempre na sua dieta.

Os BCAA’S podem ser encontrados em carnes. Já nos suplementos alimentares, eles vêm em forma de:

Cápsulas, para uso mais fácil e rápido,

Em pó, pois ficam mais baratos, tem em vários sabores como, chocolate, baunilha e morango.

Em líquido, para rápida absorção, porém, eles acabam mais rápido que as cápsulas.

Lembre-se de procurar a ajuda de um profissional da área de saúde antes de usar os aminoácidos.