, , ,

Sumô: história, vídeos e fotos de lutadores

Trata-se de uma competição de luta japonesa em que dois atletas chamados rikishi competem em um ringue circular e sem a presença de cordas, como acontece no ringue do boxe. O objetivo principal da luta é derrubar ou empurrar o adversário para fora do ringue, sem a utilização de socos, chutes e outras agressões físicas. O primeiro a pisar fora do ringue ou tocar o chão com qualquer parte do corpo – com excessão os pés – perde a luta. As lutas são bem rápidas, durando sempre em média 15 segundos. Nas raras vezes que chega a um minuto de duração os espectadores vão ao delírio. Ao contrário do boxe, este esporte não divide seus competidores em modalidades baseadas em seus pesos.

É um esporte bastante antigo e popular no Japão, que tem uma presença muito forte na cultura do povo. Lá, os lutadores de sumô são famosos, como celebridades. O esporte ainda conserva alguns rituais xintoístas, ou seja, faz muita menção à espiritualidade tradicional dos japoneses. Os torneios de sumô duram aproximadamente 15 dias e são transmitidos pela televisão japonesa, alcançando muitas vezes uma audiência altíssima.

O único traje que pode ser usado na luta é o mawashi, uma grossa faixa de tecido que é enrolada na cintura do lutador, cobrindo apenas seus órgãos genitais. Ela também pode ser utilizada para efetuar golpes, quando o adversário a agarra para fazer alguma manobra. O objetivo desta veste incomum é demonstrar que é uma luta sem armas nem violência, onde os lutadores entram no ringue de “mãos limpas”.

História do sumô

O esporte apresenta origem um tanto quanto mitológica. Diz a lenda que a etnia japonesa surgiu depois que o deus Take-mikazuchi ganhou uma luta de sumô contra o líder de uma tribo rival. As primeiras lutas de sumô eram um ritual dedicado aos deuses, e é por isso que ainda hoje pode-se ver inúmeras tradições e rituais espirituais seculares feitos antes do início da luta.

O primeiro festival ou competição deste esporte foi realizado no século VIII e a partir daí já virou tradição, sendo exibido todos os anos para a corte imperial. Somente no ano de 1603 foi que o sumô começou a tornar-se o esporte nacional do país, quando começaram a surgir os lutadores profissionais.

Regras do sumô

  • A aplicação de golpes proibidos – como chutes, socos, enforcamentos, etc. – podem levar a uma desclassificação e vitória imediata do oponente.
  • É proibido segurar a parte do mawashi que cobre os órgãos genitais. Apenas é aceitável que segure-se as partes laterais do traje.
  • As categorias não são divididas por pesos. Então pode acontecer de um lutador enfrentar alguém com o dobro do seu peso. Então, para ganhar, é necessário utilizar os golpes de sumô.
  • Por ser um esporte muito rápido, o sumô necessita de muitos juízes para não deixar escapar nenhum detalhe. Normalmente são 6, um principal que anuncia o início e o fim da partida, e 5 adjacentes que servem para discutir com o juiz principal sobre algum golpe ou movimento duvidoso.
  • A vitória não pode ser muito comemorada pelo rikishi em respeito ao adversário derrotado.

Vídeos

Assista a vídeos com lutas de sumô no Youtube. Acesse: http://www.youtube.com/

Fotos do esporte

Lutadores de sumô

Lutadores de sumô | Foto: Reprodução

 

Golpe de sumô

Golpe de sumô | Foto: Reprodução

 

Sumô feminino

Sumô feminino | Foto: Reprodução

 

Luta de sumô

Dois lutadores de sumô prestes a iniciar a luta. | Foto: Reprodução

 

Lutador de sumô aplicando golpe

Lutador de sumô aplicando golpe no adversário. | Foto: Reprodução

 

Lutadores de sumô

Lutadores de sumô momentos antes de uma luta. | Foto: Reprodução

 

Golpe de sumô

Um lutador tentando derrubar o outro para vencer o jogo. | Foto: Reprodução

 

Lutador de sumô caído ao chão

Lutador de sumô caído ao chão. | Foto: Reprodução

 

Dois atletas prestes a iniciar a luta

Dois atletas prestes a iniciar a luta. | Foto: Reprodução