,

Sílvio Santos: fotos e biografia do dono do Baú

Famoso pelo microfone no paletó e risada singular, Silvio Santos é um apresentador de TV e empresário voltado para a comunicação brasileira, conhecido por participar de programas de auditório bem humorados e pela sua irreverência em premiar o público.

Descendente de gregos e turcos, Senor Abravanel nasceu e criou-se no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, onde trabalhou cedo como ambulante após a ditadura militar. Vendia capas para títulos eleitorais e logo sua voz foi notada, chegando a trabalhar por um tempo como radialista, mas voltou ao comércio devido ao baixo salário. Trabalhou de formas diversas, onde depois que serviu como pára-quedista ao exército brasileiro, voltou às locuções de rádio, chegando a utilizar a sua voz em locuções de barcos. Sua voz o levou até São Paulo, onde apresentou shows em bares. Após as idas e vindas no comércio, Silvio graduou-se em contabilidade.

Conquistou espaço na TV Paulista, mas o grande passo de sua carreira ocorreu ao conhecer Manuel de Nóbrega, que iniciou Silvio no ramo empreendedor, onde surge a figura do Baú da Felicidade, conhecido por vender verdadeiros baús natalinos para crianças. Com o tempo, Silvio aprimorou o conceito da empresa e expandiu as premiações em casas, automóveis e dinheiro vivo.

Trabalhou para Rede Globo na incorporação da emissora com a TV Paulista, de onde saiu para trabalhar para a Rede Tupi, onde ganhou espaço para apresentar os seus programas. Com a falência da emissora, a plataforma do programa foi transferida para a Rede Record, chegando a ser acionista da empresa em 50%, juntamente com Paulo Machado Carvalho. Foi então, com a influência política da falecida primeira-dama Dulce Figueiredo, que Silvio fundou a obteve licença para transmitir seus programas de sua própria emissora, obtendo poder sob o canal 4, o que qual intitulou de SBT.

Iniciam-se então as transmissões do Sistema Brasileiro de Televisão, fundada em 19 de agosto de 1991, que hoje possui emissoras no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Seu investimento milionário rendeu no que hoje é um dos maiores complexos televisivos da América Latina, transmitindo programas infantis, humorísticos, novelas, reality shows, jornais, filmes e programas de entrevistas. Hoje, o SBT conta com a colaboração de grandes nomes da TV Brasileira, como Celso Portiolli, Eliana, Ratinho, Marília Gabriela, Raul Gil e Carlos Alberto de Nóbrega, filho do velho amigo de Silvio, Manuel de Nóbrega.

Os investimentos de Silvio não se limitam à emissora, sendo ele dono da Tele Sena, título de capitalização que vêem premiando clientes, sempre com programação referente a datas comemorativas, tendo várias modalidades para ganhar. Também fundou a empresa Jequiti, empresa de cosméticos que iniciou suas vendas em 2006. As três empresas constituem o Grupo Silvio Santos, que conta com a integração de outras empresas, porém são essas as mais conhecidas. Silvio sempre integrou sua família aos negócios, tendo duas filhas do primeiro casamento com a falecida Maria Abravanel, e quatro com a atual esposa Íris Abravanel (que dirige a empresa Jequiti), das quais duas integram a emissora, sendo Daniela Beyruti diretora artística, Silvia diretora geral e produtora e Patrícia apresentadora.

Muito ligado à família, Silvio sofreu dias de angústia com o sequestro da última filha mencionada, evento que levou 7 dias, onde o último ocasionou no cárcere de toda a família na própria residência. O caso foi solucionado e o bandido preso.

Personalidade

Silvio é famoso por integrar a plataforma da emissora, programas que dão a um convidado a oportunidade de tornar-se milionário. O show do milhão foi o mais famoso deles, chegando a virar jogos infantis e de computador. Silvio sempre foi ligado a causas sociais, onde dá espaço na emissora para o Teleton, programa que visa arrecadar doações para crianças e jovens portadores de deficiência física, auxiliando os carentes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Além das atribulações do dia a dia, Silvio ainda enfrentou um período de doenças vocais, que emocionou fãs e telespectadores, pois o indício de um câncer na região era eminente. Contudo, o apresentador curou-se. Tentou carreira política há muito tempo atrás, mas viu que o seu foco estava em transmitir para os brasileiros todo o conteúdo doméstico e de caráter família que o SBT tem.

Atualmente viveu período de crise devido a dívidas do banco Panamericano, parte do Grupo Silvio Santos. A solução para o problema acarretou na venda da empresa Baú da Felicidade. Suas idas e vindas o fizeram tão conhecido como personalidades mundialmente conhecidas.

Fotos de Sílvio Santos

Silvio Santos Foto de Silvio Santos Silvio Santos - Senor Abravanel