Significados e curiosidades sobre as tatuagens em latim

Tatuagem é uma arte inovadora, feita por pessoas que adoram mudanças, sejam pequenas ou grandes, discretas ou bem visíveis. Por isso, as pessoas que desejam marcar o corpo, procuram sempre imagens ou frases que tenham a ver com sua personalidade ou momento atual de vida.

São muitas frases em línguas estrangeiras, inicialmente pelo charme das palavras escritas em outro idioma, também por ser algo que a maioria das pessoas não entenderá, portanto, a pessoa pode escrever o que quiser e, conforme a pessoa que pergunte a respeito, pode até esconder o real significado, caso essa pessoa não seja alguém a quem queira fazer revelações sobre si!

Como se vê, em todos os aspectos, as tatuagens envolvem, especialmente, a criatividade, portanto, uma frase escrita em latim se torna um objeto de desejo para muitos. O latim é considerado uma língua praticamente “morta” já que não é usada no dia a dia, nem ensinada nas escolas. É língua de origem de muitas palavras, mas atualmente, muito difícil de ser interpretada pela maioria, já que poucas pessoas são remanescentes ainda dos tempos em que era parte da grade curricular das escolas.

Quais os significados das frases em latim que costumam tatuar?

Apesar da dificuldade, sempre há, na Internet, principalmente, fontes confiáveis de tradutores. Portanto, quem tem algum motivo em especial para tatuar palavras ou frases em latim, acaba achando uma maneira de colocar no corpo palavras que lhes tenham significado.

As tatuagens com frases em latim também trazem a sabedoria contida nas palavras, algumas vezes célebres, que contém ensinamentos e coisas das quais as pessoas não querem esquecer ou são lemas que as pessoas seguem em suas vidas.

Vamos ver algumas frases e seus significados

  • Dum suspiro spero – “Enquanto respiro, tenho esperança”
  • Quis attero mihi tantum planto mihi validus – “O que não te mata, te foltalece
  • Veni, vidi, vici – “Cheguei, vi e venci”
  • Carpe diem – “Aproveite o dia, aproveite a vida”
  • Ama et quod vis fac – “Ame e faça o que quiser”
  • Cogito, ergo sum – “Penso, logo existo”
  • Amor vincit omina – “O amor vence tudo”
  • Hoc non pereo habebo fortior me – “O que não me mata, faz-me mais forte”
  • Memento vivere – “Lembre-se de viver
  • Alea iacta est – “A sorte está lançada”

 Fotos de algumas tatuagens

Frase em latim nas costas

ALIS VOLAT PROPIIS – “Voa com tuas próprias asas”. Essa tatuagem é especial para os que prezam a liberdade, ou estão começando uma vida independente.

 

Tattoo em latim no braço

INFRAGILIS ET TENERA – “Forte e macio”. Uma analogia propícia a essa frase seria o vento, que, apesar de poder ser devastador, ainda é macio, ou suave.

 

Tattoo no braço

POENA PAR SAPIENTIA – “Dor significa sabedoria” É uma forma de dizer a frase célebre de Nietzche: “Aquilo que não me mata, me fortalece”.

 

Barriga tatuada com frase em latim

 

Perna tatuada com frase em latim

PER ARDUA AD ASTRA – Estas duas frases tem significados próximos: “Das dificuldades se chega às estrelas”

 

Barriga com tattoo em latim

QUOD ME NUTRID, ME DESTRUIT – “O que me alimenta, me destrói” Essa frase está tatuada no abdômen de Angelina Jolie.

 

Costas tatuada com frase

DRAGO DORMIENS NUNQUAM TITILLANDUS – ”Não se deve fazer cócegas num dragão adormecido”. Frase usada pela escritora J.K.Rowlling em seu livro Harry Potter e pode ser interpretada como o nosso dito popular: “Não cutuque onça com vara curta”.

 

Tatuagem em latim

SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS – É muito interessante por se tratar do chamado “quadrado mágico”, ou Palindro Cabalístico, onde a frase pode ser lida em qualquer direção da mesma maneira. Refere-se ao processo de criação que é cíclico.

 

Tattoo nas costas

AUT VIAM INVENIAM AUT FACIAM – “Encontro o caminho ou eu mesmo o abrirei”. Mostra a garra e a persistência de alguém que não tem medo das lutas da vida.

 

Para quem desejar ver a tradução de centenas de outras expressões e palavras em latim, pode visitar esse site (http://www.hkocher.info/minha_pagina/dicionario/0dicionario.htm), onde o autor Henerick Kocher criou um dicionário de expressões e frases latinas.