Revestimentos práticos e modernos para seu banheiro!

Quando se está construindo uma residência ou se resolve reformar, surgem as típicas dúvidas quanto à escolha dos materiais adequados para revestimento, pisos ou quanto à pintura das paredes. O banheiro é um dos cômodos que causa essas dúvidas, afinal, é um ambiente que exige certos cuidados, especialmente pelo fato de que a umidade predomina e pode influenciar ou danificar o resultado de certos materiais!

Antigamente, essa peça da casa não recebia muita atenção quanto à decoração ou escolhas de objetos, afinal, as opções eram limitadas, as louças sanitárias não ofereciam variações a não ser nas cores e tamanhos, sendo um ou outro modelo diferente. Também os revestimentos eram os azulejos básicos, em tamanho 15 cm X 15 cm, variando o padrão. O piso ainda tinha algumas opções extras, mas, no fim das contas, salvo raras exceções, os banheiros tinham todos uma aparência meio parecida uns com os outros.

Atualmente, a coisa se modificou totalmente! Os banheiros e lavabos tem papel de destaque na hora de escolher como se vai revestir ou decorar e as opções no mercado são tão variadas quanto as dúvidas de quem tem a tarefa de deixar o “quarto de banhos” agradável e prático! Além das louças, móveis e outros detalhes estéticos, o revestimento talvez seja a principal escolha, já que envolve questões práticas fundamentais ao conforto, além da estética.

Qual a melhor escolha?

O banheiro, como já dissemos, exige certos cuidados, especialmente com o piso, que deve ser resistente à umidade e oferecer segurança!

Em primeiro lugar, o projeto deve ser muito bem feito, muito bem pensado e o proprietário do imóvel deve ter em mente que o revestimento de um banheiro tem um certo custo alto no projeto, por isso, ambos, arquiteto e proprietário devem estar em sintonia e elaborar um projeto bacana, que caiba no orçamento, já que existem inúmeras opções tanto nos revestimentos quanto nos outros detalhes, então, de nada adianta escolher móveis e louças em um estilo sofisticado que, ao final das contas, não combinaria com algum revestimento mais simples.

É mais interessante definir como serão o piso e o revestimento das paredes primeiro. Após isso, a escolha de outros detalhes fica mais tranquila.

O piso deve ser resistente e seguro!

Para os pisos, as melhores opções são os ladrilhos de cerâmica e os porcelanatos, que oferecem resistência, durabilidade e segurança, pois, normalmente, são produzidos com superfícies antiderrapantes. A madeira não deve sequer ser cogitada para o piso de banheiros, pois é escorregadia e não ofereceria resistência suficiente quanto à umidade a longo prazo.

Os padrões tanto para pisos cerâmicos quanto porcelanatos podem variar, oferecendo diversas possibilidades de criar harmonia, combinando o piso com as paredes em efeitos muito bonitos!

As paredes podem receber inúmeras aplicações muito bonitas!

Quanto ao revestimento das paredes, as alternativas são inúmeras e sempre se deve procurar harmonizar com o piso escolhido, em questão de cores e padronagens, assim como a área, o espaço do banheiro deve ser levado em consideração para uma boa escolha de cores e padrões que definirão a decoração de seu espaço sanitário.

Atualmente, há propostas modernas utilizando pastilhagem, que pode ser uma bela opção, especialmente para quem deseja um ambiente personalizado, já que é possível criar efeitos e até desenhos com esse material. Sempre, é claro, procurando manter a harmonia visual do todo.

Alguns materiais que costumam ser frequentemente usados nas paredes de banheiros:

  • pastilhas cerâmicas;
  • azulejos (atualmente, os tamanhos são maiores);
  • combinações de paredes pintadas e azulejos;
  • combinações de pastilhas e azulejos,etc.

Vejamos, agora, algumas fotos com ideias para o revestimento de banheiros de diversos padrões, dos mais simples aos mais sofisticados

Banheiro revestido

Ideia simples, o piso em cerâmica antiderrapante e as paredes cobertas de azulejos.

 

Piso e parede de banheiro

Um espaço organizado, discreto e funcional! O nicho na parede e a salíência na parede oposta, servem para apoiar objetos decorativos. A parede única em verde, deu vida ao espaço!

 

Revestimento com cores quentes

O vermelho ao fundo, com a estampa floral, trouxe calor e aconchego ao pequeno espaço do banheiro!

 

Revestimento de banheiro super criativo

O branco total é quebrado com as paredes com pintura criativa e cor viva! Duas versões para a divisória do box.

 

Revestimento com listras para banheiro

Aqui, as listras horizontais em azul e branco, combinam com o espaço e o ampliam.

 

Revestimento para banheiro usando pastilhas

A pastilhagem combina com a cuba e os acessórios e alegra a parede.

 

Revestimento para banheiro

Opções modernas e sofisticadas também podem ser aplicadas nos banheiros.