Resumo do livro A Moreninha

Joaquim Manoel de Macedo

O romance A Moreninha, do autor Joaquim Manoel de Macedo, publicado em 1844, foi um dos livros de maior sucesso da literatura brasileira.

Esta obra retrata a cara do romantismo no Brasil, remontando hábitos comuns da sociedade burguesa do Rio de Janeiro em meados do século 19.

A narrativa da história é típica do romantismo, época em que as obras literárias davam espaço para o amor exagerado seguido de grande carga sentimental.

Principais personagens da obra

  • Felipe
  • Augusto
  • Carolina (a moreninha)
  • Fabrício
  • Leopoldo
  • Dona Ana

Resumo do livro

A MoreninhaA narrativa da história tem início quando um rapaz chamado Felipe convida três amigos: Augusto, Fabrício e Leopoldo; para curtirem o dia de Sant’Ana na casa de sua avó, na ilha de Paquetá. De cara, Augusto se esquiva do convite, porém a irmã e as primas de Felipe juntamente com outros fatores servem de incentivo para ele que logo aceite a ideia.

Mas antes de ir Augusto realiza uma aposta com os amigos. A disputa se tratava de que ele não ficaria apaixonado por nenhuma mulher durante 15 dias ou mais, uma vez que ele afirmava conseguir tal desafio. Caso contrário, como pagamento ele teria que escrever um romance para contar sua paixão.

Ao chegar à ilha, Augusto logo começa a se envolver com Carolina, irmã de Felipe. Uma menina morena e bem inteligente. Contudo, ele  sente-se perturbado e acaba por confessar a Dona Ana, avó de Carolina, que enquanto criança teria se apaixonado por uma garota que sem se identificar desapareceu da sua vida. Devido ao fato, ele jurou não se apaixonar por mais ninguém durante toda vida, porém, ao conhecer a moreninha, ele foi dominado por um sentimento altamente contagiante que superava o vivido em seu passado e que ele não conseguia controlar.

Com o passar do tempo, o que parecia se tornar um conflito acaba por ser desvendado. Carolina revela a Augusto que ela era a garota por quem ele teria se apaixonado no passado. Augusto então se surpreende e finalmente se declara para a moça. Os dois terminam felizes e Augusto acaba por pagar a aposta escrevendo o romance de sua vida, sob o título de A Moreninha.