, ,

Resumo do livro A Mão e a Luva

Resumo do livro A Mão e a Luva

Leia o resumo completo do livro A Mão e a Luva, de Machado de Assis. | Imagem: Reprodução

A Mão é a Luva é uma obra de Machado de Assis publicada em 1874. Caracterizada como um romance, ela faz parte da primeira fase literária do autor. Saiba um pouco mais da vida dele e em seguida um resumo do livro.

Biografia de Machado de Assis

Nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, Joaquim Maria Machado de Assis (ou simplesmente Machado de Assis, como ficou conhecido), é considerado o escritor mais importante da história brasileira, tendo escrito obras em praticamente todos os gêneros literários existentes.

Ele vem de uma família bastante humilde e quase não frequentou uma escola e muito menos uma Universidade, por conta das dificuldades financeiras. Para contornar essa situação, ele passou a usar o seu intelecto avantajado para crescer socialmente, o que aparentemente deu muito certo. Ele ocupou cargos importantes nos Ministérios da Agricultura, de Obras Públicas e também no do Comércio. Por conta disso, ganhou bastante notoriedade para o que escrevia.

Sua obra é imensa, contendo mais de 200 contos e 600 crônicas. Ele ainda escreveu 9 romances, do qual o que mais se destacou foi “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que é considerado o introdutor do movimento realista em nosso país.

Sua trajetória terminou no dia 20 de setembro de 1908, quando faleceu aos sessenta e nove anos de idade, por conta de uma doença na boca. Atualmente é considerado um dos maiores gênios literários de todos os tempos, sendo lembrado ao lado de Luís de Camões e William Shakespeare.

Principais Romances escritos por Machado de Assis

Resumo do livro A Mão e a Luva

O livro trata da história da jovem Guiomar, de 17 anos. Ela é afilhada de uma baronesa e faz o possível (utilizando-se de atos frios e calculistas) para tentar elevar-se socialmente, para compensar a sua origem humilde.

No decorrer da história, três homens (Estevão, Jorge e Luis Alves) tentam conseguir a mão de Guiomar em casamento, cada um deles com características e objetivos distintos. Estevão, por exemplo, a ama loucamente, mas com pureza e inocência, como se fosse realmente o seu primeiro amor. Jorge, que é o sobrinho da baronesa, e também o mais mimado por ela, assim como Guiomar, também sonha em crescer socialmente e possui um amor fútil e carnal por ela. Já Luis Alves, vai se apaixonando aos poucos pela protagonista, e só com o tempo alimenta um sentimento por ela. Todavia, se analisarmos com calma, veremos que ele é praticamente uma mistura entre os dois primeiros, por ser um homem determinado e ambicioso.

O primeiro a pedir a mão de Guiomar é Jorge, tendo o apoio da baronesa e de Mrs. Oswald, sua empregada britânica. Um dia depois, Luís faz o mesmo pedido. Sendo assim, a baronesa diz que ela terá de escolher entre esses dois pretendentes. Imediatamente, ela escolhe Jorge. Entretanto, a baronesa sabia que sua afilhada queria na verdade casar com Luís Alves. Após isso, Guiomar e Luís Alves acabam se casando.