Remédios naturais contra dor de garganta

Dor de garganta

Quem nunca sentiu uma dor de garganta? Aquela ardência e vermelhidão, dor ao tentar engolir um alimento… Esses sintomas são bem conhecidos por todos, e podem significar um simples resfriado ou uma gripe. A dor de garganta é o resultado de algum tipo de inflamação, pode ter origem viral ou bacteriana, e também faz parte dos sintomas que acompanham patologias como faringite, laringite e amigdalite. Se o causador for uma bactéria, o tratamento requer o uso de antibiótico. Mas se o vilão da história for um vírus, uma dica é utilizar remédios caseiros para sua cura. E não se engane! Todos estão expostos o suficiente para pegar essa inflamação chata que incomoda tanto. Ela pode ser transmitida através do ar, de um beijo, ou de simples contatos como um aperto de mão.

Faça em casa seu próprio remédio para a dor de garganta

Maçã e mel

O mel, além de hidratar a garganta, ajuda a maçã em seu processo de desinflamação.

  1. Fatie 1 maçã
  2. Cubra de mel
  3. Deixe descansar por 2 minutos
  4. Coma 2 vezes por dia

Maracujá

Além de ser uma fruta com propriedades calmantes e antiinflamatórias, as flores do maracujá são ótimas para trazer alívio à dor e combater a inflamação.

  1. Ferva 1 xícara de chá de água
  2. Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa com flores de maracujá picadas
  3. Tampe e deixe descansar por 10 minutos
  4. Coe e espere esfriar um pouco
  5. Faça gargarejos 4 vezes por dia

Romã

Além de ter altas propriedades hidratantes e antiinflamatórias, essa fruta exótica também ajuda no controle da pressão arterial, redução do colesterol e até mesmo na prevenção do câncer de mama e de próstata.

  1. Parta 1 romã em quatro pedaços
  2. Coloque para ferver junto com 3 xícaras de água e uma pitada de sal
  3. Deixe esfriar por 10 minutos
  4. Faça gargarejos 3 vezes por dia

Gengibre

Além de amenizar a dor de garganta, o xarope de gengibre serve para uma diversidade de coisas, como aliviar uma gripe, cólica, dores musculares, gases e má digestão.

  1. Ferva 1 xícara de água
  2. Acrescente 1 colher de sopa de raiz de gengibre fatiada
  3. Deixe abafado por 10 minutos
  4. Após os 10 minutos, acrescente 2 xícaras de açúcar e 1 limão espremido
  5. Misture bastante
  6. Tome uma colher de sopa três vezes ao dia (uma colher de chá para crianças)

Atenção!

Uma simples dor de garganta pode acabar evoluindo para uma conjuntivite. Isso acontece porque os microorganismos que causam a inflamação na garganta gostam muito de migrar e se instalar em outras regiões mucosas mais sensíveis, e o olho é o alvo preferido deles depois da garganta. Por isso evite passar a mão na boca e depois no olho.