Regras básicas do xadrez

Tabuleiro de xadrez

Você já jogou xadrez? Conheça esse jogo!

Xadrez é um jogo de tabuleiro com dois participantes e tem como principal objetivo lançar o Xeque-mate, que é a ameaça inevitável ao Rei Adversário. Cada jogador inicia o jogo com dezesseis peças, sendo o primeiro a começar aquele que estiver com as peças brancas e cada uma delas tem sua movimentação particular, fazendo com que tenham valores diferenciados.

Regras básicas do jogo

Confira algumas regras básicas, referente ao movimento das peças do jogo (Rei, Rainha, Torre, Bispo, Cavalo e Peão).

  • Rei – esta é a peça de maior valor no jogo, pois se esta é capturada a partida chega ao fim; ele pode mover-se em todas as direções, porém em apenas uma casa por vez. Ele pode capturar qualquer peça do adversário, com exceção do Rei.
  • Dama ou Rainha – ela é a peça mais poderosa, podendo movimentar-se em qualquer direção em um único sentido na jogada e em quantas casas quiser.
  • Torre – movimenta quantas casas queira na horizontal ou vertical, porém em apenas um sentido por jogada.
  • Bispo – tem seu movimento mais restrito, sendo possível apenas pelas diagonais em um sentido por jogada.
  • Cavalo – ele pode movimentar-se em forma de “L”, sendo uma casa na diagonal e outra na vertical ou horizontal, esta peça permite que seja pulada outras peças no percurso.
  • Peão – no primeiro lance pode movimentar-se uma ou duas casas na vertical, porém não pode retroceder, quando ele chega a última casa é trocado por qualquer outra peça com exceção do Rei.

Ficou curioso? Então saiba que isso é só o começo, pois o xadrez possui muitas estratégias e fundamentos. Estude, na internet mesmo ou em livros e pratique, com jogos online ou amigos!