,

Regras básicas do Hóquei no gelo

Conheça as regras do Hóquei

Conheça as regras do Hóquei | Foto: Reprodução

Por ser um esporte olímpico jogado em cima de uma pista de gelo, todos os jogadores e juízes necessitam usar patins para poder se locomover sob a pista congelada. Os jogadores também utilizam tacos – stick – para movimentar um disco de ferro – puck – que desliza facilmente sob o gelo, substituindo a bola no esporte. Ele é considerado um dos esportes mais rápidos do mundo, pois os patins permitem que os jogadores se locomovam em uma velocidade incrível, e as tacadas podem chegar até a 160 km/h.

O principal objetivo do jogo é acertar o disco na baliza do time adversário. Cada vez que o disco adentra a baliza, um ponto é acrescentado à equipe que o colocou lá. No final do jogo ganha a equipe com mais pontos, ou seja, mais acertos de discos em balizas.

Cada jogo é dividido em três tempos de 20 minutos e cada time possui 6 jogadores, sendo um goleiro, três atacantes e dois defensores. É um dos poucos esportes que permite a troca de jogadores no meio do jogo, e por ser um esporte altamente agressivo e violento utiliza uma enorme quantidade de equipamentos de proteção.

O país onde o hóquei no gelo é mais popular é nos Estados Unidos, onde acontece a National Hockey League (NHL), que é o maior campeonato de hóquei no gelo o mundo. Entretanto, o esporte também é muito jogado na Rússia, Finlândia, Suécia, República Checa e Canadá – seu país de origem e também o maior vencedor de hóquei nas competições mundiais como as olimpíadas.

Regras – Violações do hóquei

  • O pênalti acontece principalmente quando um jogador que possui abertura é derrubado ou puxado pelas costas; mas também quando um jogador que não seja o goleiro tentar impedir o gol.
  • Jogadores que cometem pênaltis podem receber várias punições de acordo com a gravidade de seus atos, como ficar suspenso por 2 minutos no tempo do jogo, um jogo inteiro, ou alguma quantidade de jogos específica.
  • Brigas são muito comuns neste esporte. Podem ser punidas com 10 minutos de suspensão ou até mesmo uma expulsão se for repetidas vezes. Mas se o jogador expulso já for o terceiro jogador do time a ser expulso naquele jogo, então ele pode ser substituído, pois não pode haver menos que 4 jogadores em campo.
  • Quando um jogador tenta atrapalhar o jogo utilizando seu taco para atrapalhar outro jogador ou interceptar e impedir algum gol, ele é punido com 2 minutos de banco.
  • Um jogador pode receber uma punição de até 10 minutos se apresentar um comportamento inadequado para com os juízes e pode ser suspenso do jogo se participa de no mínimo três brigas. Em ambos os casos poderá ser substituído.
  • A expulsão imediata pode ocorrer quando um jogador violenta (ou apenas tenta violentar) deliberadamente o oponente.
  • Quando um jogador está livre para atirar o disco na baliza e é empurrado propositalmente por um oponente, ele é colocado em tiro livre para cobrar a falta cometida, onde fica a uma curta distância da rede e apenas o guarda-redes fica entre ele e a baliza.

Configuração do campo de hóquei

Todo campo de hóquei no gelo tradicional possui uma linha vermelha dividindo o campo ao meio e duas linhas azuis que definem as zonas de ataque e defesa de cada equipe. A zona de defesa de cada equipe parte da linha azul mais próxima de sua baliza seguindo para a baliza adversária. Já a zona e ataque de cada equipe é definida pela linha azul mais longe de sua baliza, indo em direção à baliza adversária.

Entre as duas linhas azuis localiza-se a zona neutra. Os círculos localizados tanto no lado esquerdo como no direito do gol são os pontos de recomeço do jogo toda vez que ele é interrompido.