,

Regras básicas do boxe. Saiba mais sobre essa arte marcial

Boxe, também conhecido como pugilismo, é um esporte de combate. Nesse esporte, os lutadores usam apenas as mãos e punhos, tanto para defesa quanto para ataque.

Existem indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos antes das civilizações grega e romana. No entanto, o boxe ganhou algumas regras apenas no século XVII, no Reino Unido. Em 1867, o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais do esporte.

O boxe também é considerado arte marcial e faz parte dos Jogos Pan-Americanos e das Olimpíadas. O esporte pode ser disputado de maneira amadora, com apenas 4 rounds de dois minutos cada, ou em torneios profissionais, em que uma luta pode ter de 10 a 12 rounds.

Regras básicas do boxe

Foto: depositphotos

As lutas são divididas em várias categorias de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

Regras do boxe

O objetivo do boxeador é acertar o maior número possível de golpes no seu adversário e se defender dos ataques. Vence aquele que somar o maior número de golpes ao fim de todos os assaltos ou causar o nocaute do oponente. No final de cada assalto, os pugilistas ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta.

As regras básicas do boxe são as seguintes:

  • Quando um lutador derruba o adversário e este permanece por 10 segundos no chão, ela termina por nocaute.
  • Golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela) são proibidos.
  • O lutador ganha pontos somente quando acerca a frente ou a lateral da cabeça do rival, ou o torso corporal do mesmo. Os golpes nos braços não são contabilizados.
  • Soco na nuca, agarramentos e socos de mão aberta, além dos golpes baixos, são considerados falta. O boxeador que fizer isso pode receber uma advertência e, após três advertências, é desclassificado.
  • A duração da luta pode variar de acordo com a organização do evento que regulamenta o combate.
  • O lutador pode vencer o combate por pontos em duas situações: quando tiver decisão favorável pela maioria dos juízes ao final da luta, ou quando derrubar seu adversário duas ou três vezes durante o mesmo assalto.
  • Quando um dos lutadores cai no chão, ela para imediatamente. O boxeador não pode continuar a lutar se o adversário estiver ao chão.
  • Mordidas em quaisquer lugares do corpo são proibidas.
  • É proibido falar durante a luta.
  • Os principais golpes do boxe são: direto (golpe rápido e forte que atinge a parte frontão do oponente), cruzado (lateral da cabeça do adversário), jab (golpes de baixo impacto e rápidos) e gancho (ocorre de baixo para cima, com o objetivo de atingir o queixo do adversário).