,

Receitas de biscuit – aprenda como fazer lindas lembrancinhas

Lembrancinhas de biscuit

O biscuit é uma massa que pode ser modelada podendo tomar várias formas e cores, que é muito usada para fins artesanais em objetos de decoração, festas e pequenas lembrancinhas. Muitos a conhecem por “porcelana fria”, por conta que ela não precisa ser aquecida para secar e manter seu formato final, necessitando apenas de ar para isso.

A técnica de biscuit, quando bem trabalhada, pode ser uma ótima fonte de renda para quem a faz. Mas antes de tudo, é necessário aprender a fazer a massa e como manuseá-la de forma correta, já que o menor descuido pode torná-la inutilizável. Sabendo disso, muita gente deve estar achando que o processo é bastante difícil, entretanto, é super simples, basta seguir cada passo com cuidado e muita atenção.

Para te ajudar com isso, preparamos um tutorial passo a passo de como fazer a massa de biscuit e deixá-la pronta para ser usada nas suas criações. Confira:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de cola branca especial para biscuit;
  • 2 xícaras (chá) de maizena (amido de milho);
  • 2 colheres (sopa) de vaselina na forma líquida;
  • 1 colher (sopa) de hidratante em creme, que não possua silicone na composição;
  • 1 colher (sopa) de formol, caldo de limão ou vinagre (escolha o mais viável).

Como Fazer

No Microondas

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e leve ao microondas. O tempo de cozimento da massa nesse tipo de aparelho pode variar bastante, de acordo com a potência do seu microondas. Em alguns casos pode levar cerca de 1:30 min, e em outros, até 10 min.

Se for a sua primeira vez, vá tirando a massa a cada 30 segundos e mexendo, para se certificar que ela não irá passar do ponto, caso contrário, não dará certo.

No Fogão

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, sempre mexendo até que a massa se desprenda do fundo da panela. Mas não deixe ela ficar totalmente ressecada, no ponto ideal, ela deve ficar levemente mole. Para não ter erro, o ponto é igual a uma massa de coxinha.

Sovar

Massa de biscuit

Depois de cozinhar a massa, seja no microondas ou no fogão, chegou a hora de sovar. Coloque bastante creme hidratante nas suas mãos e também no local onde será sovada a massa (tem que ser uma superfície lisa e fria, como pedras de mármore, ou até mesmo vidro).

Assim que desligar o fogo após o cozimento da massa, coloque-a na superfície e comece a sovar, mas tome bastante cuidado, pois ela ainda estará bastante quente e você poderá queimar as mãos.

Dicas Importantes

  • Como dito anteriormente, deve-se sovar a massa enquanto ela ainda está quente, para que no final ela fique com uma textura macia e elástica;
  • Quando acabar de sovar, coloque a massa em um saquinho plástico novo e limpo, sem deixar nenhum vestígio de ar dentro dele e deixe-a descansar por cerca de 24 horas. Após esse tempo, tire-a desse plástico e coloque-a em outro. É nessa fase que ela já está pronta para ser tingida da cor que você desejar;
  • Falando em tingir, se preferir, você pode fazer os trabalhos com a massa em sua cor natural (branca) e pintar posteriormente com tinta acrílica (pode ser a óleo ou também látex).