Receita de sashimi – passo a passo

Sashimi de Salmão

O Sashimi é uma das iguarias japonesas mais famosas do mundo. Trata-se de um prato onde são servidos frutos do mar e peixes frescos cortados em pedaços pequenos e praticamente iguais, acompanhados de algum tipo de molho tradicional, como o shoyo e de guarnições simples (um exemplo bastante usado é a raiz de daikon).

No português, assim como em várias outras línguas ocidentais, a palavra “Sashimi” foi adotada para caracterizar não só a iguaria em questão, mas qualquer outro prato feito com alimentos que não passaram por nenhum tipo de cozimento. Pode parecer estranho, mas existem alguns tipos de sashimi que são feitos com carnes vermelhas de bovinos e de cavalo, totalmente cruas.

Na cultura japonesa, ele é sempre o prato de entrada, pois é considerado o melhor e mais saboroso dentre todos os outros. Deve ser servido primeiro para que o paladar não seja afetado por outros alimentos, alterando o sabor original do sashimi.

Se você sempre quis aprender a fazer um sashimi, mas nunca achou uma receita que explicasse o passo a passo claramente, confira abaixo a receita que preparamos para você! Ela é super detalhada e ainda possui dicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora de criar esse prato.

Receita de Sashimi de Salmão

Ingredientes

  • 1 quilo de salmão (de preferência em filé grosso);
  • Molho Shoyo;
  • Gengibre Ralado em ralo fino;
  • Wassabi;
  • Nabo ralado;
  • Cenoura ralada;
  • Cebolinhas verdes.

Como fazer

Sashimi de Salmão com arroz
  1. Na hora de comprar o salmão, peça para que o vendedor prepare ele para sashimi;
  2. Limpe bem o filé e com a ajuda de uma faca bem afiada, retire todas as partes escuras;
  3. Com a ponta dos dedos, apalpe-o, procurando possíveis espinhos. Caso encontre, basta puxar que ele sairá facilmente;
  4. Comece a cortar o filé em fatias (não muito finas). Como o salmão é um peixe mole, deve ser cortado em fatias mais grossinhas. Só os peixes brancos é que devem ser fatiados em pedaços quase que transparentes;
  5. Pegue as fatias e organize-as em um prato ou bandeja, como mostra a foto no início do artigo;
  6. Decore com o nabo, a cenoura e as cebolinhas;
  7. Deixe à mesa os ingredientes do molho (Shoyo, gengibre ralado e wassabi), para que cada convidado faça o seu da forma que desejar.

Dicas importantes

  • Quando for comprar o salmão, prefira a área próxima à cabeça, caso não vá usar o peixe todo;
  • O segredo para um bom sashimi está na faca. Ela deve ser super afiada. Existem algumas especiais, direcionadas especialmente para isso. Mas custam caro, por serem importadas do Japão;
  • Mantenha sempre um pano úmido do seu lado enquanto prepara o prato. Limpe a faca com ele a cada 3 cortes;
  • Para quem não conhece o wassabi, trata-se de uma raiz de sabor ardido e de um aroma fortíssimo. Já é vendida pronta para o uso em casas de temperos e especiarias.