Receita de como fazer tapioca

Tapioca recheada

Uma das maiores comidas típicas do nordeste, a tapioca, é uma deliciosa iguaria feita com farinha de mandioca e é uma grande herança que recebemos de nossos ancestrais índios tupis-guaranis. Foram eles que começaram a transformar mandioca em farinha e preparar uma receita muito parecida com a tapioca, que veio sendo aprimorada com o passar dos tempos.

Rica em vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, a farinha de mandioca – ou polvilho como é também conhecida em algumas regiões do Brasil – tem um alto valor energético. Cada 100 gramas possui apenas 150 calorias! Além de ser riquíssima em carboidratos e muito indicada para quem pratica muito exercício físico, a mandioca ainda tem fibras que ajudam no controle das taxas de colesterol no sangue.

Receita da massa de tapioca

Ingredientes:

  • 500 g de polvilho doce (farinha de mandioca)
  • 300 ml de água
  • Uma colher de café de sal
  • Recheio a seu critério

Como preparar:

  1. Coloque o polvilho em uma vasilha e aos poucos acrescente a água;
  2. Misture com as mãos e leve a geladeira por 12 horas, sem mexer;
  3. Escorra a água. O polvilho estará duro;
  4. Quebre o polvilho em pedaços pequenos e o peneire;
  5. Depois de todo peneirado adicione o sal e misture bem;
  6. Aqueça uma frigideira e coloque uma quantidade de polvilho que seja suficiente para cobrir toda a base da frigideira, formando uma massa circular nem muito grossa nem muito fina;
  7. Depois de algum tempo a massa estará unida como uma panqueca, então você já pode acrescentar o recheio de sua preferência;
  8. Deixe no fogo por mais algum tempo para o recheio esquentar;
  9. Depois dobre a tapioca ao meio, formando um semicírculo, e pressione bem nas pontas para fechar direitinho;
  10. Retire a tapioca da frigideira e comece novamente o processo de colocar o polvilho na frigideira, até que este chegue ao fim.

Possíveis recheios para a sua tapioca

Existe uma infinidade de recheios que caem bem com a receita da tapioca, basta ter criatividade e sair inovando. Juntando seus ingredientes preferidos e misturando sabores para criar sua própria tapioca, deliciosa e original. Mas se você não consegue pensar em um recheio legal, pode também copiar os recheios mais utilizados.

O mais comum é de queijo ou coco com leite condensado. Esses são os recheios da tapioca tradicional. Mas você pode encontrar com muita facilidade tapiocas com diversos sabores como frango com catupiry, carne seca com queijo e manteiga de garrafa, calabresa com catupiry e cebola, queijo e presunto, e até mesmo tapioca de pizza, onde o recheio é de queijo mussarela, tomate e orégano.

Misturada com recheios doces a tapioca também pode ficar incrível. Entre os mais comuns recheios doces está a goiabada com queijo, doce de leite, chocolate, brigadeiro, chocolate com pimenta, coco e chocolate, morango com coco e calda de chocolate, entre outra infinidade de possibilidades. Basta escolher um e deliciar-se com os sabores típicos do nordeste.