Receita de como fazer doce pé de moleque

Receita de Pé de Moleque

Foto: Reprodução

Origem

Outra delícia que não pode faltar nas festas juninas é o doce de pé de moleque! Feito de amendoim, caramelo e leite condensado, essa receita agrada a todas as idades de forma que se torna impossível comê-lo somente no mês de junho, mas também em todos os outros meses do ano.

Comenta-se que esta delícia da culinária surgiu na Índia e foi levado para a Europa, onde se popularizou rapidamente. E da Europa chegou ao Brasil, trazido pelos portugueses no século XVI juntamente com a cana de açúcar. Apesar de ser uma comida muito popular no Brasil inteiro, é em Minas Gerais que o doce é considerado tradicional. O município mineiro de Piranguinho orgulha-se em se nomear a capital nacional do pé de moleque. Lá acontece um evento anual em que eles produzem o maior pé de moleque no mundo, em que o peso do doce chega próximo dos 800 kg.

E existem duas teorias para explicar a origem desse nome um tanto quanto curioso. Uma diz que faz referência às antigas ruas da cidade de Ouro Preto que possuíam um calçamento com pedras irregulares e era popularmente chamado pelo mesmo nome do doce. A segunda teoria diz que as mulheres que vendiam o doce pelas ruas eram constante alvo de furtos por parte de crianças. Então, quando viam um garoto se aproximar com atitudes suspeitas, apelavam para que eles pedissem ao invés de roubar: “— Pede moleque!”.

Receita de pé de moleque

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de chá de amendoim (torrado e sem pele)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • Manteiga para untar

Como fazer:

  1. Coloque o açúcar e o amendoim em uma panela e leve ao fogo baixo;
  2. Não pare de mexer até o açúcar caramelizar – mas não pode endurecer;
  3. Adicione o leite condensado aos poucos e vá mexendo com uma colher de pau de cabo longo;
  4. Mexa por 15 minutos – ou até a massa começar a se soltar do fundo da panela;
  5. Unte com manteiga uma superfície lisa – de preferência de mármore – e despeje a mistura;
  6. Utilize um rolo de massa ou uma espátula para deixar a mistura retinha e nivelada;
  7. Espere algumas horas para esfriar bem e endurecer;
  8. Corte toda a massa em formato de losangos ou retângulos, como você preferir;
  9. Rende aproximadamente 30 doces pé de moleque, mas vai depender do tamanho que você os cortar, podendo chegar a render até mais.

Dica: Para quem prefere um pé de moleque com uma consistência um pouco mais suave, pode acrescentar uma xícara de chá de leite quando o açúcar estiver caramelizado. Mas lembre-se de mexer muito bem, até que todos os grumos de açúcar estejam totalmente diluídos e homogêneos com o leite. Depois acrescente o leite condensado e continue a receita normalmente.