Publicado por Gabriel Oliveira
Receita de Shampoo Anti-caspa

Saiba como fazer um shampoo anticaspa eficiente com ingredientes que você já possui em casa! | Foto: Reprodução

A caspa é um problema bastante comum nos dias de hoje. Ela ocorre na maioria das vezes em homens, mas isso não quer dizer que as mulheres estão livres dela. No meio médico, a caspa é conhecida como dermatite seborreica e pode ser causada por uma série de fatores.

Causas

A caspa pode se manifestar por conta de fatores físicos ou psicológicos. Dentre as principais causas que levam uma pessoa a adquirir esse problema, estão a lavagem e a secagem incorreta dos cabelos e couro cabeludo. Eles devem ser lavados em água de temperatura fria ou no máximo morna. Além disso, deve-se secar com bastante cuidado, evitando prendê-lo ou dormir enquanto ainda estiver úmido.

Mas não é apenas a lavagem que influencia para o surgimento das capas. O aumento de óleo nas glândulas sebáceas também têm sua parcela de responsabilidade. A escamação do couro cabeludo é um evento normal e que acontece durante toda a vida, mas em épocas de estresse emocional, por exemplo, o aumento na atividade dessas glândulas faz com que as escamas fiquem ainda mais evidentes, e em maior quantidade.

Dicas para se livrar da caspa

  • A primeira coisa a se fazer é procurar identificar a causa. Caso ela não seja aparente ou não consiga achar uma explicação, consulte um dermatologista, para que ele diagnostique o seu problema e passe os tratamentos mais adequados.
  • Opte por shampoos anticaspa na hora de lavar o cabelo. A temperatura da água também é importante, jamais use-a muito quente! Assim, você diminuirá bastante os riscos de ter caspa.
  • Evite deixar os cabelos úmidos por muito tempo, principalmente se forem grandes. Dormir com eles nesse estado também não é recomendado.
  • Na hora de secar os cabelos, aponte o secador para os fios e nunca para o couro cabeludo.

Receita de shampoo anti-caspa

Se você já usou várias marcas de shampoos anti-caspa e nenhum deu certo, que tal fazer você mesmo o seu?! Isso mesmo, confira uma receita de um shampoo anti-caspa que promete ser bastante eficiente.

Ingredientes

  • 1/3 de corpo de azeite de oliva;
  • ½ copo de vinagre de maçã;
  • 2 gemas.

Como fazer?

  1. Coloque as gemas em um recipiente e comece a batê-las.
  2. Quando estiverem bem batidas, adicione os demais ingredientes e bata novamente.
  3. Aplique nos cabelos ainda secos e deixe agir por cerca de 30 minutos;
  4. Passado esse tempo, enxague com bastante água, para tirar qualquer vestígio da mistura.
  5. Faça esse mesmo procedimento uma vez por semana. Você perceberá os resultados logo de início.

Veja mais!