Qual a diferença – hospedagem via Cloud Computing e Servidor Dedicado

Se você tem um site ou blog e ele começou a crescer é chegada a hora de migrá-lo para um servidor mais potente.

Dentre as várias opções de hospedagem de sites que consomem muito recurso, ou seja: que tem bastante visitas; estão os servidores dedicados e as hospedagem que utilizam a tecnologia Cloud Computing.

Existem vários pontos a serem considerados na hora de escolher um dos dois, veja uma discursão que retirei no fórum da empresa Locaweb, onde o assunto é discutido:

Um usuário envia uma dúvida ao fórum:

Cloud Server vs Servidores Dedicados: Uma dúvida

Olá.

Gostaria de saber se a tecnologia Cloud Server é superior aos Servidores Dedicados, é claro que cada plano tem suas vantagens e podem se sobresair sobre os Dedicados e vice-versa, mas eu gostaria de saber se a tecnologia Cloud Server é superior a dos Servidor Dedicados. Estive pesquisando muito, mais ainda não cheguei a uma conclusão.

Estou com esta seria dúvida, gostaria de um auxilio, estou pensando em adiquirir 1 dos serviços em um futuro proximo.

Diego Silva.

Outro usuário reponde atacando a qualidade da hopedagem via Cloud Computing no Brasil:

O verdadeiro Cloud, hoje oferecido apenas por empresas do exterior, com certeza é superior a um servidor dedicado, pois funciona como um cluster gigante, com vários servidores e que fornecem e garantem a sua aplicação redundância, estabilidade, performance e, o principal, é que você pode aumentar as configurações sem necessidade de trocar de servidor.

Agora o pseudo-Cloud oferecido pela LocaWeb – assim como a maioria dos serviços oferecidos pela empresa atualmente – é péssimo. Se você apenas dar uma olhada aqui no fórum nas reclamações e depoimentos dos clientes sobre o serviço não vai nem querer chegar perto.

O Cloud da LocaWeb sofre lentidão e indisponibilidades contantes, segundo a empresa devido a ataques de DoS pois nem um firewall decente eles tem. Volte e meia apresenta um erro no sistema de arquivos onde impossibilita que os arquivos possam ser acessados sem que seja feita uma verificação e recuperação do sistema. Resumindo, um péssimo serviço e super amador.

Quem está pretendendo lançar o verdadeiro Cloud no Brasil é a Kinghost, olha o que eles me responderam no Blog Oficial deles:

Citação:
admin jul 24th, 2009 at 5:02 pmLeonardo, possivelmente entremos no mercado de Cloud (não o que já existe que é pseudo-Cloud). Dedicados penso que vai ser mais dificil… até por essa questão global de “TI verde”.

Agora se a sua aplicação ou site não exige um ping tão baixo, eu recomendo a SoftLayer ou The Planet para a contratação deste serviço no exterior.

Para servidor dedicado eu recomendo o UOL HOST ou a Alog, pois eles tem datacenters de verdade, com links com várias operadoras e redundância. Ao contrário da LocaWeb que tudo fica fora quando a Telefônica (fornecedora de link) da pau ou quando a EletroPaulo (fornecedora de energia elétrica) resolve fazer manutenção. Além que essas outras empresas tem menores preços.

Abraços!

Editado por leozitho : 09/09/09 às 13:02

Por fim aparece alguém que elucida o que é uma hospedagem através de Cloud Computing e diz suas maiores qualidades:

Quando se fala de tecnologia Cloud Server, na verdade ta se falando em virtualização. Essa tecnologia veio pra ficar.

A única diferença é a performance. Se pegar um dedicado e um cloud com a mesma configuração de hardware, é óbvio que o dedicado vai se sair melhor. Por outro lado, como o servidor nunca pode ficar 100% de processamento (no meu se ficar acima de 10% ja sei que tem algo rodando pesado, sempre fica abaixo dos 5%), nem se vai sentir essa diferenca com o dedicado em termos de processamento.

Por exemplo o meu caso. Tava num dedicado expresso da locaweb (agora a locaweb nao mais disponibiliza). Era uma maquina so minha, processador bem baixo e 1 Gb de memoria. Ai o site cresce e precisa de mais memoria. E…. a opcao é contratar mais memoria (no server dedicado é caro, o processo é todo manual, tem que ir la no server, instalar….). Se me lembro a locaweb nem oferecia mais memoria, tinha que migrar pro outro server. (nem cheguei a ver isso, pois migrei direto pro cloud).

Ai fui pro cloud, com mais memoria e o processador bem mais rapido, e pagando menos.

Agora posso com um simples configuracao la no painel de controle comprar mais memoria. Até 8Gb.

Pra quem sabe o custo que se tem, o tempo perdido migrando de maquina. Vai achar otimo o cloud. E é uma tecnologia mais barata, por isso o tanto sucesso da locaweb. Servidor dedicado vai ser dificil competir com o cloud. Se eu precisasse de varias maquinas so pra mim, eu contrataria um cloud dedicado. Varias maquinas todas operando em cloud. Nunca ia mais pro dedicado.

Mas tem alguns pontos a considerar:

– Se der problema no hardware de processamento (erro no processador ou memoria por exemplo), o proprio software de virtualizacao se encarrega de colocar em outra maquina, sem intervencao humana. Se ocorrer isso no dedicado, vai ter que ter intervencao humana, ir la no server, consertar ou migrar manualmente pra outro server.

– Se der problema no hadware que fica com o disco (acho que deve ficar separado, num hardware pra isso, operando como varios clouds), ai alem de seu cloud ficar fora, todos os clouds de clientes desse hardware ficara fora. No dedicado somente o teu hardware ficara fora.

– Pode dar problema também na rede, mas ai é a mesma coisa no dedicado.

– Tecnologia nova, e ta com uma alta demanda (muita gente do dedicado ta indo pro cloud e tb como é barato o pessoal de hospedagem normal tb ta indo pro cloud.

Como vimos, além de mais barato e exigir menos conhecimentos técnicos, o Cloud Computing tem uma manuntenção muito mais ágil que um Servidor Dedicado.