Quais os benefícios de doar sangue?

sangue

Quem doa sangue ajuda a salvar a vida de pessoas que sofreram acidentes, que estão em trabalho de parto, que precisam fazer transplante e ouras infinidades de situações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o ideal seria que 5% população mundial fizesse doação de sangue, porém no mundo o no a realidade é outra. No Brasil somente 2% da população doa.

Por isto os bancos de sangue dos hospitais brasileiros vivem com falta de sangue. Uma das causas é a falta de informações da pessoas, que não sabem da importância de doar sangue e que tem medo por causa de alguns mitos, como o que diz que doar sangue faz mal a saúde, poisele engrossa ou afina após a doação.

Muito pelo contrário: doar sangue ajuda a melhorar sua saúde.

De acordo com um estudo feito na Filândia, doar ajuda a diminuir as chances de problemas cardiovasculares. A relação entre doação e a diminuição das doenças cardíacas está ligada ao excesso de ferro acumulado no sangue, que se torna um potencial agente oxidante, atuando como catalisador da geração de radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo.

Fora os benefícios a saúde, alguns estados brasileiros premiam seus servidores que doarem com descontos em taxas de inscrições para concurso, meia entrada em eventos culturais ou acréscimo de um dia de férias.

Fonte de informações:

Site:

Terra – ABC da Saúde