,

Programa para recuperar arquivos apagados

Programa para recuperar arquivos apagados

Foto: Reprodução

Sabe aquele momento em que apagamos algo do computador e bate o arrependimento (principalmente quando é sem querer)?! Você provavelmente já deve ter passado por uma situação desse tipo e não sabia o que fazer na hora.

Quando procuramos na internet, existem inúmeros programas especializados em recuperação de arquivos, entretanto, muito deles não cumprem o que prometem ou cobram taxas caríssimas por seus serviços. Pensando nisso, selecionamos algumas opções gratuitas e que têm se mostrado bem eficientes.

Como recuperar arquivos

Antes de mostrarmos os programas, existem algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de recuperar uma foto, vídeo ou música que você tenha apagado.

  • É recomendável que você não salve nenhum arquivo novo no disco (ou qualquer outro tipo de mídia) em que o documento excluído estava. Isso porque quando excluímos, o arquivo ainda continua ali, mas de forma oculta. Quando salvamos algo naquele mesmo local, corremos o risco de estar substituindo um pelo outro.
  • Caso você precise recuperar um arquivo que estava salvo no disco do sistema (geralmente é a unidade C), não instale ou altere nenhum programa que esteja instalado em seu computador antes de usar o programa recuperador.
  • Lembre-se de deixar o sistema do mesmo jeito que na hora da exclusão. Procure não fechar janelas ou programas. Dessa forma, você evita que sejam criados arquivos temporários, que também poderiam substituir o que foi deletado.
  • Quando estiver executando o programa de recuperação, escolha uma mídia diferente da que está sendo usada, para salvar o que for recuperado. Usar o mesmo disco para as duas operações é extremamente errôneo, pois corre-se o risco de perder definitivamente os seus documentos.

Programas de recuperação de arquivos

  • Recuva: é um dos programas mais usados para esse tipo de problema. Além de ser gratuito, ele oferece uma interface de fácil entendimento, podendo recuperar arquivos não só do computador, como também de pendrives, cartões de memórias, MP3 players, entre outros tipos de mídia. Caso não deseje instalá-lo no computador, basta baixar a versão portátil, que roda em um pendrive sem problema algum.
  • PhotoRec: é um programa de recuperação totalmente gratuito e um dos mais eficientes também, principalmente quando o assunto são fotos. Com ele, você consegue recuperar fotos de cartões de memória, iPod, pendrives, câmeras de praticamente todas as marcas. Além disso, já possui uma versão atualizada e compatível com o novo Windows 8.