Profissão de psicólogo (curso e detalhes do salário)

Profissão de psicólogo (curso e detalhes do salário)

Foto: Reprodução

O que é Psicologia?

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento, assim como todos os fenômenos psíquicos do homem, através da análise de suas emoções, valores, crenças e ideias. A função do psicólogo é diagnosticar, prevenir e também tratar alguns tipos de distúrbios de personalidade ou emocionais, como também uma série de patologias que afetam a mente (em casos onde há um comprometimento grave ou permanente, cabe a um psiquiatra o tratamento).

O psicólogo trabalha observando e interpretando todos os sentimentos, reações, atitudes e mecanismos mentais do paciente. Dessa forma, ele procura uma forma de auxiliar a identificar o problema pelo qual o paciente está passando, ajudando a sanar eventuais comportamentos inadequados ao seu convívio social.

Onde pode atuar?

Um psicólogo tem várias opções de onde poderá atuar. Ele pode optar por trabalhar em um hospital público ou privado, ou até mesmo em uma clínica, que pode ser aberta por ele mesmo ou em conjunto com outros profissionais da área de saúde.

Há também a opção por trabalhos secundários em grandes empresas, realizando entrevistas de candidatos à vagas de trabalho, ou em escolas.

O curso

O curso de psicologia é recomendado para pessoas equilibradas e que possuem um senso de curiosidade e sensibilidade aguçados. É importante que também saiba dialogar e que não tenha vergonha de falar em público (no caso do trabalho em empresas ou em escolas, com um grande grupo de funcionários ou alunos).

Durante o curso, o graduando deverá ler dezenas de livros de psicanálise e comportamento humano.

O tempo médio de graduação é de 5 anos, onde no mínimo 6 meses devem ser de estágio. Quanto à disciplinas abordadas durante o curso, podemos destacar:

  • Psicanálise;
  • Ética;
  • Técnicas e teorias psicoterapêuticas;
  • Filosofia;
  • Psicologia Geral;
  • Psicologia Experimental;
  • Psicopatologia geral;
  • Fisiologia, entre outras.

Especialidades

Um psicólogo pode se especializar em várias áreas de acordo com seu interesse, as principais são:

  • Psicologia Clínica: é a mais procurada. Quem se especializa nessa área vai atuar em hospitais, clínicas e consultórios, tratando problemas mentais (na maioria emocionais).
  • Psicologia Comportamental: os especializados nessa área são aqueles que atuam em empresas, criando perfis de consumidores e analisando o público alvo, fazendo com que a empresa crie um produto que terá uma ótima aceitação. Um exemplo desse tipo de empresa são as de Rádio e Televisão, onde trabalham avaliando como os telespectadores estão reagindo a determinados programas.
  • Psicologia Esportiva: como o próprio nome já diz, trabalham preparando atletas para enfrentar desafios, ajudando-os com a autoestima, estimulando-os a buscarem sempre o melhor de si mesmos. Podem atuar em clubes de futebol, ginásios esportivos, entre outros.
  • Psicologia Educacional: atua em instituições de ensino, identificando problemas de aprendizado de determinados alunos,  e procurando saná-los, com a ajuda dos pais e professores.
  • Psicologia Jurídica: são aqueles profissionais que atuam acompanhando processos, procurando traçar o perfil de criminosos, a partir de rastros deixados por eles. Podem ajudar também na adoção de crianças, avaliando a aceitação e adaptação da criança no novo lar.

Salário

O salário de um psicólogo vai depender bastante de onde ele vai atuar e que especialidade ele possui. De um modo geral, a remuneração inicial gira em torno de R$ 3.000,00, podendo aumentar caso possua mais de uma área de atuação.