, , ,

Posição Psicológica de um Investidor

 

Histeria na Bolsa

Após o que aconteceu nas bolsas mundiais (principalmente a da China) eu me vejo na obrigação de falar sobre o que um Value Investor deve fazer ao se deparar com situações como esta, uma queda geral dos preços de todas as ações.

Quando um investidor em valor comprar uma ação ele primeiro procura saber se a empresa tem condições de gerar mais e mais receitas e com isto pagar bons dividendos.

Então este é o ponto chave: “dividendos“!

Se o preço das ações estão caindo não se preocupe em vender sua ações pois se a empresa está indo bem nos negócios ela continuará a pagar dividendos.

E mesmo assim a bolsa muda de opnião a todo momento, uma hora cai outra sobe. Tudo influenciado por noticias de aumento de vendas, diminuição de produção, tal e tal…

Já que a bolsa muda, o momento em que ocorre queda dos preços é o momento de comprar ações de empresas boas e não de vender.

Lembre-se: o que vale é a empresa, o seu negócio e não o preço de suas ações. Pois se a empresa tem boa situação financeira, vende bem, tem boa produtividade e cresce a uma boa taxa a todo ano concerteza as suas ações se valorizarão em algum monento.

E se o preço da ação não subir?

Se isto acontecer mesmo assim você ainda receberá seus dividendos.

Na realidade eu considero os dividendos como um seguro.
Qaundo vou investir meu objetivo é concontrar uma boa empresa que tem boas chances do preço de suas ações subirem e que pague dividendos razoáveis (se a empresa paga dividendos altos ela ficará com pouco dinheiro para reinvestir nela e assim afetaria o seu crescimento). Então se os preços não subirem eu recebo meu dinheiro em forma de dividendos.

Por isto não se sinta pressionado com estas mudanças por que elas na realidade trazem oportunides de compra a preços baixos.

(Atualizado dia 22 de dezembro de 2011)